Estratégia de Dados: Como desenvolvê-las e alcançar melhores resultados

Sumário

Sua empresa ainda não usa uma estratégia com dados clara? Essa é a situação da maior parte dos negócios. Por isso, não se desespere.

Todavia, é importante também não se acomodar e começar a trabalhar em uma estratégia eficiente para guiar as decisões dos negócios. De modo que, seja possível alcançar os melhores resultados possíveis.

E é pensando nisso que trouxemos todas as informações que vão fazer a diferença para que sua estratégia seja criada e funcione conforme o esperado.

O que é estratégia de dados?

Obviamente é preciso começar considerando o que é uma estratégia de dados, com o objetivo de entender o mecanismo que deseja criar para impulsionar seu negócio.

Na prática, a estratégia consiste em manter uma visão abrangente sobre o uso de dados, visando que as informações deem ao negócio vantagem estratégica.

Para tal, é preciso aproveitar recursos que dependam de dados e uma base para a estratégia seja Big Data ou CRM, por exemplo.

O objetivo é que a empresa consiga analisar os milhares de dados coletados e analisar de forma que possa usar a informação em seu próprio benefício.

Por exemplo, se a empresa tem a análise de dados que vende muito mais entre os dias 5 e 10 todos os meses e nos dias 20 até 25 as vendas são fracas, a gestão pode usar esses dados.

Seja oferecendo uma equipe maior para atendimento dos clientes nos dias de maior demanda, seja divulgando mais o negócio ao longo dos dias de menor demanda.

Mas somente com a estratégia de dados um gestor poderá ter as informações adequadas para gerenciar o negócio de modo a otimizá-lo a partir dos dados coletados.

Qual a importância da estratégia de dados?

Todos os negócios podem se beneficiar de uma estratégia de dados. Tendo em vista que, sua principal importância se dá por conferir ganho de competitividade para o negócio.

Na prática, a maior parte das empresas ainda não desenvolveu uma estratégia eficiente. E por isso, perdem diariamente a oportunidade de se posicionarem e alcançar uma posição de destaque dentro do próprio segmento.

Por isso, aqueles que estão mais atentos podem usar uma estratégia de dados eficiente para implementar no negócio e transformar o patamar de sucesso que a empresa alcança.

Afinal, é possível aproveitar toda informação que foi coletada para que possa direcionar as estratégias de comunicação da empresa e se tornar muito mais eficiente no atendimento ao cliente e no processo de vendas, por exemplo.

YouTube video

Passos para desenvolver a estratégia na prática

Agora que você já entende o que é e a importância da estratégia, é natural querer implantá-la. Afinal, os resultados obtidos podem ser muito expressivos. Pensando nisso, trouxemos um passo a passo:

Identificar a melhor estratégia

É preciso começar o processo criando um sistema de identificação dos dados e sua catalogação. Justamente para que seja possível facilitar o processamento e análise das informações coletadas.

Portanto, todos que vão lidar com os dados precisam de uma categorização eficiente para que possam tratar as informações. De modo que, seja possível ter um roteiro de identificação e localização dos dados.

Afinal, existe um grande volume de dados armazenados em diversos locais após a coleta. E sem a categorização eficiente é impossível aproveitar os dados coletados.

Armazenamento

A partir da identificação, é preciso armazenar os dados corretamente, para que o trabalho possa começar a ser feito na análise das informações.

Cada sistema de dados armazena de uma forma e isso dificulta a centralização das informações. O ideal é sempre optar por uma base de dados com um sistema integrado, para que todos os envolvidos tenham facilidade de compartilhar as informações para processamento e análise.

Provisionamento

Não é raro que as equipes de TI lidem com os dados em sistemas individuais, sem o compartilhamento com os gestores do negócio.

Aliás, essa é a prática mais comum na maior parte das empresas. Por isso mesmo, é importante provisionar os dados, para promover a padronização deles. Visando que os profissionais de TI compartilhem as informações com todos os gestores que precisam acessar tais dados.

Processamento de dados

Dados gerados não estão disponíveis para uso imediato, é preciso refinar para que eles sejam utilizáveis.

Ter um grande volume de dados que não foram processados não serve para praticamente nada. Afinal, existem materiais repetidos ou irrelevantes que precisam ser descartados.

Como desenvolver a estratégia de dados?

A partir dos passos anteriores, os dados estarão disponíveis para uso. Mas como desenvolver uma estratégia a partir deles? Algumas dicas:

1. Tenha objetivos claros

É importante definir objetivos para o uso dos dados que sejam coerentes em relação à visão e missão da empresa. De modo que, as informações sejam usadas para os objetivos comerciais, executivos e estratégicos.

É preciso estabelecer indicadores de performance e métricas que permitirão acompanhar de perto a
análise de dados e os resultados obtidos a partir de então.

2. Defina a fonte de coleta de dados

A fonte é importantíssima para que a coleta de dados seja confiável e eficiente.
Saber filtrar os dados das fontes adequadas para coletar boas informações é fundamental.

Principalmente quando consideramos que, empresas de maior alcance acabam tendo mais dados e isso pode acabar dificultando o processamento quando não há um direcionamento adequado para a coleta mais eficiente.

3. Ofereça segurança para os dados

É preciso organizar os dados como ativos digitais que são valiosos. Para tal, é preciso investir em arquitetura de dados visando segurança, flexibilidade, inteligência e automação.

Perceba que, o processo requer empenho, envolvimento da equipe de TI junto aos gestores e é um processo trabalhoso.

Todavia, as empresas que desenvolvem estratégias eficientes no sentido da gestão de dados conseguem se destacar.

Afinal, podem aproveitar ao máximo a coleta de dados para apurar uma série de informações. Viabilizando a tomada de decisões muito mais efetivas e que vão impactar positivamente no crescimento do negócio.

Vale a pena investir na estratégia para que a empresa possa aproveitar uma série de benefícios proporcionados pelo uso adequado dos dados coletados.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina,
e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados