logo CS Academy branco

EstratĂ©gia de Dados: Como desenvolvĂȘ-las e alcançar melhores resultados

Sua empresa ainda não usa uma estratégia com dados clara? Essa é a situação da maior parte dos negócios. Por isso, não se desespere.

Todavia, é importante também não se acomodar e começar a trabalhar em uma estratégia eficiente para guiar as decisÔes dos negócios. De modo que, seja possível alcançar os melhores resultados possíveis.

E é pensando nisso que trouxemos todas as informaçÔes que vão fazer a diferença para que sua estratégia seja criada e funcione conforme o esperado.

O que é estratégia de dados?

Obviamente é preciso começar considerando o que é uma estratégia de dados, com o objetivo de entender o mecanismo que deseja criar para impulsionar seu negócio.

Na pråtica, a estratégia consiste em manter uma visão abrangente sobre o uso de dados, visando que as informaçÔes deem ao negócio vantagem estratégica.

Para tal, é preciso aproveitar recursos que dependam de dados e uma base para a estratégia seja Big Data ou CRM, por exemplo.

O objetivo é que a empresa consiga analisar os milhares de dados coletados e analisar de forma que possa usar a informação em seu próprio benefício.

Por exemplo, se a empresa tem a anålise de dados que vende muito mais entre os dias 5 e 10 todos os meses e nos dias 20 até 25 as vendas são fracas, a gestão pode usar esses dados.

Seja oferecendo uma equipe maior para atendimento dos clientes nos dias de maior demanda, seja divulgando mais o negĂłcio ao longo dos dias de menor demanda.

Mas somente com a estratégia de dados um gestor poderå ter as informaçÔes adequadas para gerenciar o negócio de modo a otimizå-lo a partir dos dados coletados.

Qual a importùncia da estratégia de dados?

Todos os negócios podem se beneficiar de uma estratégia de dados. Tendo em vista que, sua principal importùncia se då por conferir ganho de competitividade para o negócio.

Na pråtica, a maior parte das empresas ainda não desenvolveu uma estratégia eficiente. E por isso, perdem diariamente a oportunidade de se posicionarem e alcançar uma posição de destaque dentro do próprio segmento.

Por isso, aqueles que estão mais atentos podem usar uma estratégia de dados eficiente para implementar no negócio e transformar o patamar de sucesso que a empresa alcança.

Afinal, é possível aproveitar toda informação que foi coletada para que possa direcionar as estratégias de comunicação da empresa e se tornar muito mais eficiente no atendimento ao cliente e no processo de vendas, por exemplo.

YouTube video

Passos para desenvolver a estratégia na pråtica

Agora que vocĂȘ jĂĄ entende o que Ă© e a importĂąncia da estratĂ©gia, Ă© natural querer implantĂĄ-la. Afinal, os resultados obtidos podem ser muito expressivos. Pensando nisso, trouxemos um passo a passo:

Identificar a melhor estratégia

É preciso começar o processo criando um sistema de identificação dos dados e sua catalogação. Justamente para que seja possĂ­vel facilitar o processamento e anĂĄlise das informaçÔes coletadas.

Portanto, todos que vão lidar com os dados precisam de uma categorização eficiente para que possam tratar as informaçÔes. De modo que, seja possível ter um roteiro de identificação e localização dos dados.

Afinal, existe um grande volume de dados armazenados em diversos locais após a coleta. E sem a categorização eficiente é impossível aproveitar os dados coletados.

Armazenamento

A partir da identificação, é preciso armazenar os dados corretamente, para que o trabalho possa começar a ser feito na anålise das informaçÔes.

Cada sistema de dados armazena de uma forma e isso dificulta a centralização das informaçÔes. O ideal é sempre optar por uma base de dados com um sistema integrado, para que todos os envolvidos tenham facilidade de compartilhar as informaçÔes para processamento e anålise.

Provisionamento

NĂŁo Ă© raro que as equipes de TI lidem com os dados em sistemas individuais, sem o compartilhamento com os gestores do negĂłcio.

Aliås, essa é a pråtica mais comum na maior parte das empresas. Por isso mesmo, é importante provisionar os dados, para promover a padronização deles. Visando que os profissionais de TI compartilhem as informaçÔes com todos os gestores que precisam acessar tais dados.

Processamento de dados

Dados gerados nĂŁo estĂŁo disponĂ­veis para uso imediato, Ă© preciso refinar para que eles sejam utilizĂĄveis.

Ter um grande volume de dados que nĂŁo foram processados nĂŁo serve para praticamente nada. Afinal, existem materiais repetidos ou irrelevantes que precisam ser descartados.

Como desenvolver a estratégia de dados?

A partir dos passos anteriores, os dados estarão disponíveis para uso. Mas como desenvolver uma estratégia a partir deles? Algumas dicas:

1. Tenha objetivos claros

É importante definir objetivos para o uso dos dados que sejam coerentes em relação Ă  visĂŁo e missĂŁo da empresa. De modo que, as informaçÔes sejam usadas para os objetivos comerciais, executivos e estratĂ©gicos.

É preciso estabelecer indicadores de performance e mĂ©tricas que permitirĂŁo acompanhar de perto a
anĂĄlise de dados e os resultados obtidos a partir de entĂŁo.

2. Defina a fonte de coleta de dados

A fonte é importantíssima para que a coleta de dados seja confiåvel e eficiente. Saber filtrar os dados das fontes adequadas para coletar boas informaçÔes é fundamental.

Principalmente quando consideramos que, empresas de maior alcance acabam tendo mais dados e isso pode acabar dificultando o processamento quando nĂŁo hĂĄ um direcionamento adequado para a coleta mais eficiente.

3. Ofereça segurança para os dados

É preciso organizar os dados como ativos digitais que sĂŁo valiosos. Para tal, Ă© preciso investir em arquitetura de dados visando segurança, flexibilidade, inteligĂȘncia e automação.

Perceba que, o processo requer empenho, envolvimento da equipe de TI junto aos gestores e Ă© um processo trabalhoso.

Todavia, as empresas que desenvolvem estratégias eficientes no sentido da gestão de dados conseguem se destacar.

Afinal, podem aproveitar ao måximo a coleta de dados para apurar uma série de informaçÔes. Viabilizando a tomada de decisÔes muito mais efetivas e que vão impactar positivamente no crescimento do negócio.

Vale a pena investir na estratégia para que a empresa possa aproveitar uma série de benefícios proporcionados pelo uso adequado dos dados coletados.

Sobre a CS Academy

A CS Academy Ă© a maior referĂȘncia em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteĂșdos mais completa para profissionais das ĂĄreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se vocĂȘ quer se tornar referĂȘncia no mercado, o seu lugar Ă© aqui.

TĂĄ esperando o quĂȘ? Se inscreva aqui!

ARTIGOS RECENTES

DESTAQUE

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteĂșdo? NĂłs temos um glossĂĄrio Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

POSTS RELACIONADOS