logo CS Academy branco

Coisas que você deveria estar fazendo para ter uma carreira em customer success

Sumário

A carreira Customer Success está em alta e muitos profissionais possuem o perfil ideal para ocupar um cargo atuando na área. Todavia, por não saber como se preparar, estão deixando a oportunidade escapar.

Saber o que fazer para ter uma carreira como customer success te deixará alguns passos à frente dos demais.

Contribuindo para que possa se destacar entre os concorrentes e aproveitar uma das vagas que estão surgindo para profissionais da área. Confira tudo a seguir e compreenda como desenvolver sua carreira customer success para ganhar bem e agregar em resultados.

O que é Customer Success?

Primeiramente é preciso saber todos os detalhes sobre o que é essa área de atuação que vem chamando a atenção de grandes empresas. Trata-se de um profissional que gerencia a felicidade e satisfação de seus clientes.

E se ainda não ficou claro suficiente, podemos usar a definição de Lincoln Murphy que é referência em
customer successsucesso do cliente é quando seus clientes alcançam o resultado desejado através das interações com a sua empresa”.

Portanto, o profissional que lida com essa área é responsável direto por tudo que pode ser feito para atingir o resultado esperado. Garantindo uma interação desde quando se tem um lead até o pós-venda, que seja capaz de agradar, impressionar e satisfazer.

YouTube video

Qual a sua importância do profissional de customer success para as empresas?

Toda empresa, independentemente de seu porte, deveria investir na contratação de um customer success. Tendo em vista que, o profissional trabalha melhorando a experiência do cliente.

O que é importante para que o negócio possa ter resultados que são acima da média. Consequentemente a competitividade da empresa e sua sobrevivência no mercado são maiores. A contratação de um profissional de customer success impacta das seguintes formas:

1. Retenção de Clientes

Tendo um customer success manager, a empresa consegue melhorar sua performance na retenção de clientes.

Uma vez que, o time trabalha de forma alinhada para alcançar a satisfação do cliente.
Aspecto que é fundamental para fidelização.

Um cliente satisfeito é muito mais fácil de ser fiel à marca. Portanto, é interessante ter um time voltado para a satisfação do cliente.

De modo que, possa aumentar a retenção, gerando uma fidelização que é importante para que a empresa cresça de forma saudável e contínua. Com a diminuição da taxa de churn a empresa cresce e o negócio se torna lucrativo e saudável no curto e médio prazo.

2. Melhora da Experiência do Cliente

Além de possibilitar que o cliente se mantenha fiel, o gestor de sucesso do cliente consegue garantir que cada cliente tenha uma experiência mais satisfatória quando se conecta com a marca.

Ter uma experiência positiva com a marca é positivo não só para o cliente como também para a empresa.
Afinal, um cliente satisfeito faz a melhor propaganda da empresa.

Uma vez que, essa pessoa satisfeita acaba comentando com os amigos que a empresa oferece um atendimento de qualidade, disponibiliza produtos satisfatórios e serviços eficientes. Portanto, é importante focar na experiência de cada cliente para que toda a sua base de consumidores sempre recomende sua empresa.

3. Identificação de Oportunidades

Um profissional que lida com a satisfação do cliente consegue identificar oportunidades e auxiliar a empresa a ter melhores resultados.

Afinal, é possível obter insights poderosos por causa do contato direto com o cliente. E a partir desses insights, beneficiar o crescimento do negócio implementando melhorias que vão agradar o público-alvo
da marca.

Coisas que você deveria estar fazendo para ter uma carreira na área

E finalmente vamos ao ponto mais importante: o que você precisa fazer para seguir carreira customer success e ser um profissional desejado pelas empresas. Afinal, o objetivo ao se especializar é ter um alto salário, agregar para o sucesso da empresa na qual trabalha e impactar o mercado positivamente.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações importantes que precisam ser de seu conhecimento, confira:

Estude muito

O profissional que deseja ter carreira customer success precisa estudar o cliente, entendendo suas dores e demandas. É importante conhecer ferramentas eficientes de acompanhamento da jornada do cliente, SEO, marketing digital e ter conhecimento sobre a indústria.

De modo que, toda essa dedicação aos estudos possa contribuir positivamente para que o profissional tenha uma comunicação eficiente, compreenda as demandas do cliente e saiba como resolver.

Aspectos que vão ajudar a ganhar a confiança do consumidor, possibilitar a resolução de problemas e trazer ótimos resultados de curto e longo prazo.

Domine todo o processo de vendas

Um profissional da área precisa compreender das etapas desde a captação do cliente usando SEO, Google ADS e afins, até a etapa de pós-vendas.

Dominando esse conhecimento é possível compreender diferentes dinâmicas e potencializar os resultados que você pode alcançar.

É óbvio que cada empresa tem a sua própria realidade. Todavia, é importante considerar o panorama mais geral para estudar e na sequência após a sua contratação, poderá se especializar ainda mais na empresa onde conseguiu uma vaga.

É preciso ser bom em escutar

Um aspecto muito importante é que os profissionais da área de customer success precisam ser bons em escutar os clientes.

Afinal, é preciso exercer sua empatia, demonstrando sua capacidade de compreender o cliente para atender a demanda dele.

O profissional que atua na área precisa ser resiliente, empático e exercer diariamente o autocontrole. Caso contrário, terá dificuldade de exercer o cargo.

Não há uma formação específica

É importante destacar que, o profissional que atua em customer success pode ser um publicitário, administrador ou ter formação em áreas correlatas.

Atualmente, não existe uma formação específica que prepare o profissional para exercer esse tipo de cargo.

Agora que você já sabe mais sobre as oportunidades que o mercado oferece, vale a pena aproveitar os dados para que possa se preparar para uma das vagas.

Uma vez que, esse tipo de vaga vai surgir com maior frequência nos próximos anos e os profissionais que estão melhor preparados serão aqueles que vão se destacar. Afinal, as empresas precisam desse tipo de profissional para se diferenciarem competitivamente.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados