Público-Alvo: Como definir e qual a sua importância

Sumário

Saber o que é público alvo é de extrema importância. Afinal, todos os esforços de uma empresa precisam ser direcionados para o seu público.

Caso contrário, a equipe poderá ter dificuldades de alcançar bons resultados. Uma vez que, a falta de direcionamento acaba comprometendo a comunicação da empresa com os potenciais compradores.

Pensando nisso, nós trouxemos detalhes sobre o que é público-alvo e como essa informação pode ser usada no seu dia a dia para alcançar os objetivos da empresa.

O que é público-alvo afinal?

O público-alvo pode ser definido como um grupo de pessoas que possuem desejos e gostos parecidos, e que demonstram interesse por produtos ou serviços que sua empresa tem para oferecer.

Para delimitar um público alvo são analisadas diversas características, entre elas:

  • Faixa etária;
  • Nível de escolaridade;
  • Faixa de renda familiar;
  • Hábitos de consumo;
  • Comportamento nas redes sociais.

Em resumo, podemos entender que seu público-alvo é um grupo de pessoas com características que são compatíveis com as soluções oferecidas por sua marca.

Uma pessoa sedentária, mesmo que esteja na faixa etária e nível de escolaridade do público alvo de uma academia, não necessariamente tem os hábitos de consumo compatíveis com o produto oferecido.

Perceba que, não adianta olhar apenas para uma das características, a análise sempre deve ser mais ampla para que seja possível delimitar um perfil e direcionar a sua comunicação corretamente. De modo que, a delimitação seja responsável por viabilizar eficiência na comunicação e consequentemente, trazer os resultados pretendidos.

Qual a importância de definir o público alvo?

Essa definição é importante por possibilitar que a empresa adote uma comunicação mais efetiva. Uma vez que, a equipe direciona as informações para pessoas que já estão propensas a gostar e desejar os produtos ou serviços da marca.

De modo que, seja possível facilitar o processo de venda através de campanhas que são bem elaboradas para gerar desejo e trazer os resultados pretendidos.

Principalmente quando se trata de uma campanha digital, é importante saber com quem a empresa deseja se comunicar.

Uma vez que, a comunicação se torna mais eficiente, alcançando pessoas que vão se identificar com a mensagem.

Contribuindo para que o investimento em divulgação seja eficiente, trazendo um retorno positivo sobre o valor aplicado na propaganda.

Entenda a diferença entre público alvo e persona

Outro ponto de suma importância para o cotidiano das empresas é que os profissionais responsáveis pela comunicação compreendam a diferença entre público-alvo e persona.

É muito comum confundir o conceito com a buyer persona, mas são diferentes! Uma persona é uma representação fictícia de um cliente da empresa, o que é muito mais específico que o público.

No caso da persona ocorre a criação de um personagem com idade, nome, preferências, carreira, dores e uma série de outros fatores objetivos e subjetivos que caracterizam a persona.

A partir de então, a persona é usada para se comunicar com o público alvo da empresa. É o caso, por exemplo, a Lu do Magazine Luiza que é uma brand persona.

Enquanto o público-alvo é menos específico, delimitando critérios que são mais objetivos e numéricos. Portanto, há uma diferença significativa, mas ambos os dados são importantes e coexistem para que a comunicação seja sempre a mais assertiva possível.

Como definir o público de um negócio?

É importante, acima de tudo, saber como definir o público-alvo de um negócio de modo assertivo, para que se possa afunilar a comunicação. Pensando nisso, trouxemos um passo a passo simples de aplicar, confira:

01. Conheça profundamente tudo que sua empresa oferece

É indispensável conhecer tudo aquilo que a empresa entrega como solução, visando que seja possível compreender a essência do negócio, seus diferenciais e muito mais.

Sem esse conhecimento é impossível compreender qual é o perfil de clientes que compõem o público do negócio.

Portanto, tudo começa no estudo detalhado sobre aquilo que a empresa oferece atualmente. Com base nisso, será possível seguir para os próximos passos visando definir o público do negócio.

02. Pesquise profundamente o nicho da empresa

Após conhecer os produtos ou serviços da empresa, você terá compreendido de uma vez por todas quais são as soluções que o negócio oferece.

Dessa forma, o próximo passo é compreender quais são as pessoas que podem se interessar pelo produto ou serviço ofertado.

Suponha que está trabalhando para uma escola profissionalizante, o público a ser alcançado em sua comunicação são pessoas que buscam melhorar o próprio currículo.

Se a escola tem cursos mais voltados para jovens, a comunicação deve ser voltada para o jovem e seus pais, por exemplo.

Identificando esses indícios de quem a empresa deve alcançar, é possível seguir para os próximos passos da definição de seu público.

03. Pesquisas

Com o indício de quais são os potenciais grupos que são alvos de seu negócio, é hora de seguir com pesquisas de marketing digital.

Dessa forma, você poderá entender melhor quais são as características dos grupos que está pesquisando. Procure sempre levantar dados como: localização, contexto socioeconômico, comportamento de consumo, desejos, dores, idade, carreira, etc.

Elabore questionários e aplique com os reais consumidores da empresa. De modo que, consiga ir aprendendo dados sobre quem tem o perfil que deseja investigar e já compra na loja.

Essa prática contribui para que alcance resultados bastante realistas e que vão facilitar a delimitação de público-alvo da marca.

04. Organize as informações da pesquisa

Por último, é hora de organizar as informações que foram coletadas durante sua pesquisa.
Dessa forma, será possível montar um relatório detalhado.

A partir de então, você terá condições de identificar padrões nas respostas obtidas em sua pesquisa e conseguirá definir um padrão de público que tem potencial de ser o consumidor da empresa.

Sem dúvidas, é um processo trabalhoso e que requer dedicação. Todavia, é essencial para que possa alcançar bons resultados na comunicação da empresa. Portanto, aproveite que já sabe como identificar o público-alvo da empresa para que possa aplicar o passo a passo e alcançar um resultado assertivo para usar na comunicação.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados