Descubra como definir OKR em 6 passos

Sumário

Saber o que são OKRs é importante para que você consiga implementar essa metodologia em sua empresa. Se trata de uma estratégia pode direcionar as suas ações para resultados compatíveis com as expectativas. 

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que, em português, significa “Objetivos e resultados-chave”.

É um meio de implementar uma gestão eficiente voltada especificamente para resultados.  E não se engane: a estratégia funciona não somente para empresas em fase de crescimento, mas também para aquelas que querem se manter no sucesso. 

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Entendendo o que é OKR

Antes de partirmos para as dicas de implantação é crucial entender o que é OKR e sua utilidade dentro de uma empresa.

Resultado é – ou deveria ser – o foco de qualquer negócio.

Mas, muitas vezes os gestores se veem tão concentrados nos fins, que sequer prestam atenção nos meios, ou seja, no caminho para chegar aonde deseja. 

O conceito de Objectives and Key Results foi desenvolvido por Andrew Grove, ex-CEO da Intel. A ideia é manter o foco nos objetivos principais da empresa, tirando do caminho objetivos que não sejam cruciais.

Objetivos de uma empresa:

Os objetivos de uma empresa são aqueles que dizem exatamente qual é a finalidade do negócio, ou seja, onde se deseja chegar com os serviços oferecidos. Eles podem ser diversos.

 Alguns dos mais comuns são:

  • Torna-se autoridade no mercado;
  • Aumentar as vendas de maneira escalável;
  • Se destacar pela qualidade do atendimento, entre outros.

Esses objetivos são simples de compreender e podem até parecer simples de alcançar. Porém, é preciso obter informações essenciais para definir estratégias que aproximem a empresa desses resultados. São os chamados “Keys results”. 

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O que são os resultados-chave?

Resultados chave são fundamentais dentro da compreensão sobre o que é OKR. Nesse caso, falamos de resultados que são mensurados e mostram como a empresa está atualmente, e quão perto ou não ela está de chegar ao resultado estimado. 

Então, podemos defini-los como “metas menores” que, quando somadas, aproximam a gestão do resultado esperado.

Por exemplo: se você quer se tornar uma autoridade no assunto precisa:

  • Aumentar o tráfego em seu site;
  • Alcançar X seguidores em suas redes sociais;
  • Aumentar o engajamento etc. 

Cada um desses passos, portanto, é estabelecido como um resultado-chave. Ou seja, é preciso atingir pequenas metas para finalmente chegar ao Gran Finale.

Leia mais: O que é Customer Success

6 Passos para implementar a metodologia OKR

Agora que você já entendeu o que é OKR é hora de falarmos do passo a passo para implantar essa metodologia em sua empresa e forma bem objetiva e simples:

1. Defina suas metas e objetivos:

Como você viu anteriormente, o segredo é saber como definir um OKR de qualidade, que seja simples e objetivo. 

Então, pense de maneira práticas quais são os anseios maiores e quais são as pequenas etapas que deverão ser concluídas para isso, os Key Results. 

Uma dica é definir as metas de cima para baixo. Pense em algo maior, grandioso, a partir disso, defina pequenas metas que possam aproximar a equipe do resultado. 

2. Seja claro e objetivo:

As metas para uma estratégia de OKR não podem ser complexas ou gerar interpretações variadas. Elas precisam ser claras e muito objetivas. Todos os envolvidos precisam entender qual é a expectativa e trabalhar em comum para alcançar isso. 

3. Envolva toda a equipe:

Para que essa metodologia funcione de verdade é importante que toda a equipe esteja envolvida. Por isso, é importante distribuir os objetivos entre as escolhas dos líderes e gestores (cerca de 40%) e da equipe (os outros 60%). 

Assim você envolve todos os funcionários na criação de metas, e já gera um envolvimento natural por parte da equipe para que elas sejam alcançadas com sucesso. 

Leia mais:  Como desenvolver a autonomia em equipes remotas

4. Cuidado com prazos muito longos!

Um dos segredos do sucesso dos OKRs diz respeito ao prazo definido. Não é adequado que se pense em prazos muito longos para finalizar as tarefas. O ideal é que sejam prazos curtos ou médios. 

Resultados a cada dois meses ou a cada trimestre, por exemplo, costumam ser bem interessantes. Assim você não perde o foco dos objetivos e mantém a equipe empenhada em alcançar resultados. 

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5. Acompanhamento frequente de resultados

Assim como as metas não devem ter um grande intervalo, o acompanhamento de resultados também deve ser preferencialmente frequente. 

Claro que isso depende da demanda e da organização de cada empresa, mas, estabelecer métricas semanais ou quinzenais ajudará a manter a qualidade e a conduzir melhor a estratégia. 

Leia mais: O que é Customer Experience

6. As métricas como ponto crucial

Por fim, use as métricas como ponto essencial para mensurar os resultados. Não se baseie em achismos, tampouco em uma análise superficial dos esforços da equipe. 

Pode ser que mesmo trabalhando arduamente os resultados não sejam atingidos – e isso indica falhas no processo de definição ou implantação de OKR. O resultado é o foco, sempre. 

Por isso percepções subjetivas devem ser ignoradas. Ainda que você considere que a sua equipe está dando tudo de si, se as métricas mostram que os resultados não vieram, é hora de reorganizar o planejamento e identificar os pontos falhos. 

Nesse sentido também podemos citar o quanto as métricas contribuem para feedbacks mais assertivos, pontuais e impessoais. Isso é ótimo para o crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores!

Leia mais: Cultura Data Driven: quais os benefícios e por onde começar

Transparência é fundamental para o sucesso da metodologia

Quando você entende o que é OKR compreende que se trata mais de uma cultura organizacional do que simplesmente uma estratégia. 

Tendo isso em mente, vale a pena pensar na importância de manter esses Key Results sempre ao alcance de todos os envolvidos. Esses dados não devem ser “secretos” ou reservados apenas aos gestores. 

Com toda a equipe ciente dos resultados e do andamento da estratégia fica mais fácil trabalhar de forma que os prazos sejam cumpridos, os problemas resolvidos e os resultados atingidos.

Seja ousado e audacioso

A principal dica que podemos dar a quem quer saber o que são OKRs ou como definir um OKR é: seja ousado. Sonhe grande, sem medo. Pense no maior objetivo, e trace pequenos passos até ele. 

Estipulando metas e pensando em estratégias possíveis de serem estabelecidas aos poucos o sucesso será apenas uma consequência. É nesse sentido que entender o que é OKR faz toda a diferença na cultura organizacional. 

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