Cultura Data Driven: Como mudar o mindset de empresas que não nasceram com esse DNA?

Sumário

A cultura voltada para dados, vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e já se consolidou como um pilar essencial em várias empresas mundo afora, entretanto nem todas as empresas já nasceram com esse mindset, e hoje você vai aprender mais sobre essa cultura e como trazê-la para o seu negócio.

O que é cultura data driven?

A cultura data driven é um conceito que trata os dados como principal recurso para alavancar percepções em todos os departamentos da organização.

A cultura orientada por dados é uma ciência que envolve métodos estatísticos, científicos, e análise por algoritmos, para a extração de informações estratégicas dentro do negócio.


Trazer essa cultura para dentro da sua empresa garante que as decisões contribuam para a mensuração dos resultados e apontem os melhores caminhos para o alcance do sucesso desejado, o que em um cenário competitivo traz grande vantagem frente aos concorrentes.


Na cultura data driven cada ação gera um novo dado, e quanto maior o número de informações disponíveis, melhores serão os resultados alcançados, gerando assim um ciclo que se retroalimenta.

Por que ser voltado para dados?

As tendências mudam muito rapidamente, e é importante saber prever e reagir a essas mudanças. O mercado se tornou ainda mais competitivo a partir da transformação digital, o que alterou a configuração de muitas empresas, fazendo com que tomar decisões firmes e rápidas deixasse de ser um diferencial, para se tornar obrigação.


Dentro da cultura data driven os colaboradores tendem a ganhar mais autonomia e segurança na execução das tarefas, pois tendo acesso aos dados da sua área eles consequentemente conseguem tomar decisões mais rápidas e acertadas, sem necessitar de um microgerenciamento.


Já existem diversos estudos que comprovam que estabelecer a cultura data driven gera maior produtividade dentro do negócio, o que só reafirma o quanto essa cultura colabora para alcance de objetivos e metas dentro das empresas.

 

Como mudar o mindset de empresas que não nasceram com esse DNA?

Mesmo tendo em vista toda a importância já citada sobre a cultura data driven, nem todas as empresas nasceram no último milênio com a transformação digital batendo na porta, boa parte das empresas, principalmente as mais antigas ainda sentem dificuldades de entendimento e implementação dessa cultura, por isso é necessário mudar essa mentalidade.


Mudar o mindset de uma empresa não é uma tarefa fácil, principalmente quando se fala em dados, e é por isso que esse processo deve ser feito de forma gradual e com muito cuidado. Abaixo trouxemos alguns direcionadores de como fazer esse processo acontecer.


A cultura baseada em dados começam no topo

A cultura data driven começa muito no topo. Se a alta direção está alinhada na cultura baseada em dados, os demais setores da empresa (pirâmide) vem por osmose nesse mesmo processo.


Democratize o acesso aos dados

Permita o acesso aos dados da empresa, pois dessa maneira você reduz as fronteiras entre os cientistas de dados e as demais pessoas do negócio. Lembre-se que os dados fazem parte da realidade de todos, não apenas do time de analytics.


Não colecione métricas

Não colecione métricas, mas questões críticas em cada passo da jornada. Ser voltado para dados não significa colecionar várias métricas, e sim buscar as mais eficientes para ajudar na tomada de decisão e resolução de problemas.


Recrute e desenvolva o time

Se você quer ter um time voltado para dados, é necessário um recrutamento e desenvolvimento dessas pessoas baseado nas competências necessárias (soft e hard) para isso.


Construa uma cultura

Uma cultura não se constrói de um dia para o outro, ela necessita de um time e de rituais. Construa tribos, comitês e comunidades para que os dados sejam compartilhados e discutidos, para que aos poucos esses hábitos se tornem algo cultural dentro do negócio.

A cultura de dados é algo que tem que ser feito de forma simples e robusta, mostrando que, com a análise desses dados é possível não só ajudar os funcionários do negócio, mas também os clientes. Nem todos os dados vão estar 100% certos desde o ínicio, mas com os investimentos certos, a incerteza ficará cada vez menor, e os resultados muito mais eficazes.


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