ROI: Aprenda o que é e como calcular o retorno sobre investimento

O ROI é um cálculo extremamente importante de ser feito para identificar se um investimento vale a pena ou não para seu negócio.

Por isso, é um tipo de cálculo que todo gestor deve saber fazer, para que possa contar com o indicador como um dos fatores determinantes para a tomada de decisão.

Para te auxiliar em seu dia a dia como gestor, nós trouxemos importantes informações sobre o que é ROI, como o cálculo do indicador é feito e a importância dessa métrica na hora de analisar investimentos. Continue lendo para conhecer todos os dados que impactam em seu cotidiano profissional.

O que é ROI?

Como já mencionado anteriormente, ROI (return on investment) é um indicador que demonstra o retorno sobre o investimento.

Tal indicador pode ser usado nas mais variadas situações dentro de uma empresa. Inclusive, quando o time deseja investir na divulgação da marca e, por isso, deseja saber qual foi o retorno sobre o investimento feito, para mensurar se valeu a pena o investimento executado.

O ROI também é um indicador usado para identificar, por exemplo, se a empresa tem condições de investir na abertura de uma filial. Avaliando em quanto tempo haverá retorno sobre os investimentos feitos para que essa nova loja exista.

Portanto, é um indicador considerado fundamentalista na gestão, que deve estar sempre atualizado em relação a todas as decisões que os gestores precisam tomar.

Uma vez que, baseado no ROI é possível identificar se vale ou não a pena fazer alguns investimentos para a empresa.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI segue uma fórmula bastante simples, que é a seguinte:

ROI = (receita gerada – custos) / custos.

Suponha que o resultado da fórmula é o número 2, isso significa dizer que, o retorno sobre o investimento foi 2 vezes maior que o investimento feito inicialmente.

Entretanto, para que o cálculo seja correto é preciso considerar como receita todo valor que entra em decorrência do investimento realizado.

Bem como, é considerado custo todo o valor que a empresa investiu para que obtivesse o resultado pretendido.

Qual a importância de calcular essa métrica?

O ROI é um indicador muito eficaz para calcular retorno sobre eventuais investimentos.

Podendo calcular o retorno sobre um investimento que já foi feito para verificar se valeu a pena. Bem como, pode ser utilizado para calcular o retorno que é esperado para identificar se um investimento vale a pena ou não.

Portanto, é uma medida importante que faz toda a diferença na tomada de decisão de um gestor. Evitando que o gestor cometa erros por deixar a tomada de decisão pautada somente em instinto como era feito no passado distante, quando as empresas não tinham tantos recursos de análise. A partir do ROI é possível:

  1. Medir a eficiência do investimento, avaliando se houve geração de lucro suficiente para justificar o valor inicialmente investido;
  2. Ter uma base confiável de dados para alocar recursos de forma mais eficiente;
  3. Monitora o desempenho do investimento ao longo do tempo;
  4. É uma métrica fácil de entender e compartilhar, possibilitando que diferentes colaboradores acompanhem os dados.

Portanto, o ROI é um dado que todos os gestores deveriam acompanhar para que tenham informações sobre o próprio negócio.

Qual a diferença entre ROI e ROX?

Outro aspecto importante no ambiente da gestão é compreender a diferença entre ROI e ROX. Ambos são indicadores confiáveis e valiosos, no entanto, o ROX é um indicador mais flexível que o ROI.

O ROX é uma variação do ROI que permite acompanhar o desempenho de diferentes investimentos atividades empresariais, usando diferentes dados, como: lucro, fluxo de caixa, receita e outros dados.

O ROX pode ser calculado com base na receita gerada a partir de um investimento no negócio. O uso de ROI não exclui necessariamente a possibilidade de acompanhar os dados também pelo ROX.

Ambos são indicadores que podem e devem ser usados na análise da gestão, para que a empresa tenha sempre os melhores posicionamentos a partir de decisões que são assertivas baseadas na análise de dados gerenciais.

Banner do Kit OKR e Métricas da CS Academy

Toda empresa precisa de gestores que acompanham indicadores

O ROI é apenas um dos indicadores que um bom gestor pode e deve acompanhar em seu cotidiano de trabalho.

O ideal é que toda empresa tenha o uso de ferramentas como softwares de gestão que geram relatórios detalhados para que seja possível acompanhar todos os indicadores necessários no dia a dia.

Dessa forma, é possível garantir que os gestores tenham dados importantes para a tomada de decisão.

Caso contrário, a administração da empresa acaba se afundando em uma área perigosa que é a gestão baseada em achismos. O que pode levar o negócio a se afundar financeiramente por gerar a tomada de decisões ruins para o empreendedor.

Ter uma série de indicadores de performance para acompanhar é trabalhoso. No entanto, é a melhor maneira de garantir que a empresa está sendo bem gerenciada e que todos os dados necessários estão sendo coletados para o acompanhamento.

De modo que, seja possível fazer ajustes em estratégias sempre que houver necessidade. Bem como, todo o time saiba quais são os objetivos e como alcançá-los a partir do direcionamento correto dado pelos gestores que se baseiam em indicadores confiáveis.

Leia mais em nosso blog:

Quando o retorno sobre investimento deve ser analisado?

O retorno sobre investimento deve ser frequentemente acompanhado pelo empresário que deseja ter bons resultados financeiros.

O ROI deve ser considerado antes de fazer o investimento para que possa analisar quais são as opções mais interessantes para os seus recursos.

Bem como, deve ser analisado após o investimento ter sido realizado para que seja possível identificar se o retorno sobre o investimento realizado foi conforme o esperado e o que pode ser melhorado. A partir de então, novos investimentos podem ser feitos de modo que a empresa continue frequentemente ajustada no caminho do crescimento.

Aproveite que agora já sabe mais sobre o ROI e use o indicador na sua rotina de gestão de negócios para tomar melhores decisões.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na américa latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

ARTIGOS RECENTES

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteúdo? Nós temos um glossário Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

POSTS RELACIONADOS