Aprenda como reengajar clientes em 5 passos

Sumário

Reengajar clientes pode ser extremamente desafiador, mas é necessário para que a empresa tenha bons resultados.

Afinal, são pessoas que já conhecem os produtos e serviços da empresa e que, por algum motivo, perderam o engajamento.

Apesar de desafiador, é um processo necessário para que a empresa tenha uma boa reputação no mercado, clientes satisfeitos e possa se manter sempre ampliando sua base de consumidores. Diante disso, trouxemos mais informações para te ajudar.

O que é o processo de reengajamento?

Diferente de um processo de conquista de clientes, o reengajamento consiste em uma estratégia com fluxo próprio.

O objetivo, nesse caso, é fazer com que aquele cliente que se afastou da empresa por algum motivo volte a se aproximar.

A estratégia de reengajamento é útil para e-commerce que percebe muitos clientes enchendo o carrinho e não concluindo a compra, por exemplo.

Assim como, é essencial para aquelas empresas que recebem muitos pedidos de orçamento, mas possuem uma taxa baixa de conversão.

Nesses casos, é importante ter uma estratégia bem definida para que seja possível garantir que essas pessoas que já tiveram contato com a empresa voltem e fechem negócio.

Afinal, para que chegassem até a etapa de considerar o preço e não fechar a venda, houve um investimento na captação desse lead. Por isso mesmo, é fundamental que a empresa tenha bons resultados gerando a venda.

Além disso, após colocar esse cliente em aproximação e conseguir que ele termine a compra, ele passa a ser trabalhado no sentido da fidelização, concluindo todo o seu ciclo de contato com a marca. O que é fundamental para ter uma ampla base de clientes.

Portanto, o reengajamento é uma etapa importante dentro da estratégia do time de vendas, visando ter um relacionamento com as pessoas que descobrem a marca.

Entenda os fatores pelos quais os clientes desengajam

Não há uma resposta única sobre os fatores pelos quais os clientes desengajam. Todavia, é natural que uma parcela das pessoas que descobrem sua marca percam o engajamento ao longo do processo.

A grande questão é que, essa parcela não pode ser expressiva nos números da empresa.

Afinal, se muitos clientes perdem o engajamento é preciso entender o que está ocasionando esse problema e reverter a situação para que a empresa tenha um faturamento sustentável.

Um e-commerce, por exemplo, pode perder engajamento por alto custo na entrega, demora de envio da mercadoria e uma série de outros problemas que refletem no desinteresse de comprar o produto.

Além disso, também existem outros fatores como o preço pouco competitivo. O mesmo é válido para a empresa física que pode ter bons produtos, mas a distribuição no ponto de venda não motiva o cliente a passar tempo suficiente na loja para conhecer a proposta.

Assim como, é possível ter uma equipe que não dá conta de atender todos os clientes e encantá-los e uma série de outros problemas.

É interessante sempre analisar em qual etapa do contato o cliente perde o interesse, qual a porcentagem de clientes que desengajam e a partir disso, começar a trabalhar em busca de reestruturar processos para que seja possível oferecer a solução mais apropriada para solucionar a questão.

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5 passos para reengajar seus clientes

Existem alguns passos que vão ajudar a reengajar o cliente, seja qual for o seu negócio, confira:

01. Segmente os clientes que perderem engajamento

Um ponto fundamental é que a empresa se preocupe em identificar qual é o perfil dos clientes que perderam o engajamento.

De modo que, crie filtros para identificar e separar os clientes. Afinal, alguns não compraram por não encontrar a solução ideal. Outros simplesmente perderam o interesse por causa do preço e assim por diante.

Entender o motivo pelo qual o público perdeu o engajamento fará toda a diferença para que seja possível oferecer a solução realmente mais apropriada em cada caso.

02. Peça feedback do público

A empresa precisa saber de fato o que houve e não apenas trabalhar com hipóteses.

Portanto, vale muito a pena entrar em contato e perguntar o motivo pelo qual o cliente não quis fechar negócio.

Dessa forma, é possível identificar o problema e lidar com a questão. De modo que, seja possível ter bons resultados a partir das informações, visando oferecer uma solução adequada para cada cliente.

03. Tenha soluções eficientes

Não adianta perguntar ao cliente, ter um apontamento de qual é o problema e não oferecer a solução que trará o cliente de volta.

Portanto, a equipe precisa ser treinada e estar preparada para solucionar aquilo que é apontado pelo cliente.

Se a empresa suspeita que a maior parte do problema está na logística de entrega ou no preço do produto, é importante estar precavida.

Faça todos os cálculos, converse com fornecedores, procure outras transportadoras e tenha soluções. Quando o cliente apontar o problema a equipe estará pronta para responder com uma solução adequada e reengajar o cliente.

04. Faça campanhas específicas

Percebendo que a perda de engajamento é frequente e acima do esperado, é importante ter o cuidado de trabalhar com campanhas específicas para reengajar o público.

De modo que, possa atrair a atenção dessas pessoas novamente. Alguns clientes perdem o engajamento somente por uma questão de momento de vida.

Suponha que um serviço de streaming é muito usado por pessoas solteiras. Ao começar um relacionamento, a pessoa está com o tempo voltado para outros serviços.

É importante conhecer as especificidades de seu negócio, entender o perfil dos clientes, suas demandas e efetivamente oferecer soluções que impactam a pessoa já na campanha, para que ela tenha interesse em retornar.

05. Acompanhe o relacionamento com os clientes

É preciso acompanhar as informações sobre gasto médio, frequência de consumo e uma série de outros indicadores de seu negócio.

Dessa forma, terá como entender os indicadores e poderá tomar decisões assertivas conforme a demanda de sua empresa.

Cada negócio é único e acompanhando o relacionamento com os clientes é possível se aproximar, manter o engajamento e ter o melhor resultado de vendas possível para o período. Reengajar clientes é um esforço contínuo.

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