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Customer Centricity: 7 maneiras de colocar o cliente no centro do seu negócio

Sumário

Já não é mais novidade que o cliente é a principal chave para se alcançar o sucesso em qualquer negócio. Por isso trazer soluções personalizadas e diferenciais competitivos para a sua empresa nunca foi tão importante.

As estratégias customer centric estão a cada dia ganhando mais destaque no mercado, principalmente porque elas têm o poder de nortear as decisões da empresa de forma muito mais objetiva, e focada em quem realmente importa, o cliente.

Que tal aprender 7 maneiras de colocar o cliente no centro do seu negócio e entrar de vez no mundo customer centricity? Continue a leitura abaixo!

O que é Customer Centricity?

Customer centricity ou cliente no centro em tradução literal, como o próprio nome já diz é uma
estratégia que busca colocar o cliente no centro de todas as decisões tomadas pela empresa.

Em outras palavras, significa que sempre que for necessário ter um posicionamento ou uma tomada de decisão, a empresa deve focar no que será melhor para os seus consumidores.

A estratégia customer centricity tem como principal objetivo garantir uma boa experiência para o consumidor, seja melhorando um produto ou serviço, o foco é sempre o cliente.

Ao aplicar essa estratégia no seu negócio o maior foco deve ser aumentar a taxa de fidelização, já que com clientes mais satisfeitos, maior a chance de que eles permaneçam com você.

Desde o planejamento inicial até o fim da jornada do cliente com a sua empresa, é essencial que as decisões e melhorias sejam pensadas e executadas sempre o colocando como prioridade.

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7 maneiras de colocar o cliente no centro do negócio

Agora que falamos um pouco sobre o que é a estratégia centrada no cliente, chegou o momento de aprender algumas dicas de como colocá-las em prática dentro do seu negócio.

1. Conheça seu Cliente

Para conseguir colocar o cliente no centro do seu negócio é necessário conhecê-lo muito bem. Apesar de parecer uma dica muito batida e repetitiva, conhecer o seu cliente vai fazer toda a diferença na hora de garantir que ele obtenha o sucesso desejado.

É preciso conhecer a fundo o perfil do seu consumidor e entender o que ele procura. Desde quais são os seus desejos e objetivos, até seu comportamento de forma geral.

Para facilitar esse processo você pode utilizar ferramentas de gestão de clientes, como CRMs, por exemplo.

 2. Tenha lideranças voltadas para o cliente

Para começar uma implementação customer Centricity é necessário passar pela montagem do seu time de profissionais, principalmente os de liderança.

Ter uma liderança focada e disposta a colocar o cliente no centro do negócio vai facilitar que a mensagem da valorização e da cultura centrada no cliente seja transmitida e criada dentro da empresa.

Ao conseguir que a sua equipe seja customer centric, você consegue desenvolver mais ações que coloquem os clientes no centro do seu negócio, e garanta uma boa experiência ao final da jornada.

3. Aposte em diferentes canais de relacionamento

Uma ótima tática para te ajudar a colocar o cliente no centro do negócio, é criar uma boa variação de canais de comunicação entre empresa e consumidor, afinal, quanto mais melhor.

O segredo dessa tática está na diversidade, trazer um atendimento omnichannel é a melhor solução para melhorar o fluxo e a qualidade de comunicação com o seu cliente.


4. Invista em atendimento Humanizado

Se você pretende ter um negócio centrado no cliente, saiba que para isso é necessário se aproximar dos seus consumidores. Ter um atendimento humanizado vai te ajudar nessa tarefa.

Diversas vezes nos canais de atendimento muitas mensagens são automatizadas, e acabam deixando uma sensação de se estar falando com uma máquina, o que pode acabar não agradando muitos consumidores.

Fazer um atendimento personalizado e mais humano vai fazer com que o cliente se sinta especial, criando uma aproximação maior entre ele e a empresa.

5. Mapeie a Jornada do Cliente

Para definir e tomar decisões focadas no cliente, é necessário saber detalhadamente o caminho que ele percorre dentro da sua empresa, por isso é tão importante mapear a jornada do cliente.

Todo o processo desde o primeiro contato, até a finalização da compra e uso do seu produto faz parte da jornada do seu cliente, e ter esses pontos bem mapeados e analisados vai fazer grande diferença na hora criar novas ações para melhorar a experiência do seu consumidor.

6. Utilize Análise de Dados

Se você deseja colocar o cliente no centro do seu negócio é essencial ser voltado para dados. Utilizar os dados a disposição e os fornecidos pelos seus consumidores vai ser primordial para obter sucesso com essa estratégia.

Os clientes deixam informações valiosas ao longo da sua jornada de compra, e é essencial analisar e utilizar essas informações. A análise de dados pode te ajudar a descobrir quais clientes estão insatisfeitos, e como reconquistá-los.

7. Acompanhe o seu desempenho e feedback

Após a análise e a utilização efetiva desses dados é importante acompanhar como está sendo a experiência do cliente com o seu negócio, e medir o seu desempenho através dela.

Receber feedbacks e saber o que de fato os seus clientes estão achando sobre o seu produto ou serviço, vai trazer enormes benefícios na construção de melhorias para o negócio, afinal a sugestão está sendo feita por quem realmente utiliza o seu serviço.

Conclusão

Investir em customer centricity só vai trazer benefícios para o seu negócio independente do momento em que ele esteja.

Colocar a experiência do cliente como foco da empresa vai garantir o sucesso e a fidelização desses consumidores. E no mercado atual manter um cliente é tão importante quanto conquistar um novo.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo, e que essas dicas te ajudem a colocar os clientes no centro do seu negócio.

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