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Quais os melhores canais de atendimento? Entenda como encontrar o canal ideal para sua empresa

Sumário

Saber ouvir os seus clientes é uma função primordial para qualquer empresa, e uma das principais ferramentas que conectam as empresas aos seus consumidores são os canais de atendimento.

Porém escolher o melhor canal de atendimento não é tão simples assim, existem algumas variáveis que é necessário levar em consideração antes de optar por algum deles.

Hoje você vai descobrir quais são os melhores canais de atendimento e qual deles é o ideal para sua empresa. Leia abaixo.

O que é um canal de atendimento?

O canal de atendimento pode ser definido como pontos de contato entre a empresa e os clientes, e que funcionam como um tipo de mecanismo para receber solicitações e demandas.

Os canais de atendimento são utilizados para exercer diversos tipos de interação entre o cliente e a empresa, essas interações podem acontecer como esclarecimento de dúvidas, pedidos de suporte, reclamações e até mesmo em vendas.

Canais de atendimento são pontos essenciais no relacionamento de qualquer empresa com o seu público, independente da sua operação. Por isso é tão importante investir nessa ferramenta e diversificar cada vez mais esses canais.

Benefícios de ter um canal de atendimento

Os canais de atendimento são muito importantes para que os clientes tenham onde recorrer caso precisem entrar em contato com a empresa por qualquer que seja o motivo.

Existem diversos benefícios em utilizar os diversos canais de atendimento, entre eles:

  • Maior otimização do tempo.
  • Um atendimento personalizado.
  • Aumento da satisfação dos clientes.
  • Redução de custos
  • Maior eficiência da equipe

     

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Como escolher o canal ideal para sua empresa?

Existem diversos modelos de canais de atendimento, e optar por um deles não deve ser uma escolha feita ao acaso. Veja abaixo algumas variáveis que é necessário analisar antes de escolher o canal ideal.

Conheça o perfil do seus clientes

Para saber quais canais você deve escolher para se relacionar com o seu cliente, nada mais justo que a resposta seja aqueles que ele preferir utilizar. Por isso é tão importante conhecer o perfil dos seus clientes, para obter essas respostas.

Conhecer mais sobre o perfil dos seus clientes vai te ajudar a definir de forma muito mais assertiva o canal que você irá aderir, além de te ajudar em diversos outros direcionamentos dentro do seu negócio.

Entenda a fundo cada canal de atendimento

Conhecer de fato cada detalhe das diversas opções de canais de atendimento, vai fazer toda a diferença na hora de encontrar o canal ideal para a sua empresa. Afinal é necessário entender bem, para conseguir fazer uma análise correta de qual canal se adequa mais ao seu modelo de negócio.

Tendo mapeado o perfil do seu cliente como citado acima, mais os conhecimentos adquiridos sobre os canais de atendimento , será muito mais fácil saber qual canal mais faz sentido para a sua empresa.

Saber quais canais se adequam melhor a estratégia de comunicação

Montar a estratégia de comunicação da sua empresa vai te dizer muito sobre qual canal de atendimento utilizar. Escolher canais que não se adequam a sua estratégia de comunicação pode interferir diretamente no sucesso da ferramenta.

É necessário encontrar um equilíbrio entre a ferramenta que você pretende utilizar e o seu jeito de se comunicar, afinal não faz muito sentido trazer para o seu negócio canais de atendimento que não se conectam com o seu tipo de estratégia.

 Quais os melhores canais de atendimento

Agora que você já sabe o que é um canal de atendimento,e como escolher o que melhor se encaixa dentro da sua empresa, tá na hora de descobrir quais deles são os melhores.

E-mail

O e-mail ainda é um dos mais eficientes canais de atendimento. Por ser um canal com comunicação direta e clara entre os clientes e a empresa, ele é muito utilizado pelos consumidores na hora das dúvidas e questionamentos, além de contar com as vantagens de ser mais econômico e garantir todo o histórico de contato documentado.

O e-mail tende a ser um canal mais formal, por isso é necessário fazer um esforço e se atentar à escrita e ao tom da comunicação escolhida, para que o atendimento se torne mais humanizado e os clientes se sintam acolhidos e bem direcionados.

Telefone

Em meio a tantas inovações tecnológicas muitas pessoas podem questionar a importância do telefone para um canal de atendimento, mas ele continua sendo um dos canais que mais tem eficiência dentro dos negócios.

O telefone é um canal de atendimento que tem como vantagem o fato de ser muito fácil de utilizar, e de agilizar consideravelmente as demandas mais urgentes. Ele possui um grande contato humano, o que pode melhorar a comunicação e a resolução de problemas.

Autoatendimento

Hoje o autoatendimento se tornou cada vez mais comum, muito disso em virtude do aumento das tecnologias utilizadas em canais de atendimento. Nesse modelo de canal o cliente soluciona sozinho as suas questões, sem precisar de nenhuma ajuda de terceiros.

O autoatendimento agiliza todo o processo de atendimento, otimizando tempo de ambas as partes, além de reduzir os custos da empresa. Um dos exemplos mais bem sucedidos de autoatendimento é o FAQ, uma ferramenta simples onde os próprios clientes conseguem tirar suas dúvidas sem qualquer esforço.

Como vimos ao longo do artigo, os canais de atendimento são muitos e sua forma de funcionamento também, por isso é muito comum e até aconselhado integrar esses canais dentro da sua empresa, tendo assim uma plataforma omnichannel.

Afinal, já ficou bem claro que ter canais de atendimento é essencial para criar uma melhor relação com os seus clientes e desenvolver uma boa experiência para o seu consumidor.

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