First Value: Como fazer o seu cliente atingir o primeiro valor

O conceito de first value é muito importante para que seja trabalhado na empresa e com isso, seja possível alcançar a fidelização de seus clientes. Tendo em vista que, a ideia é justamente oferecer ao cliente a melhor experiência que seria possível.

Por isso, nós vamos explicar o que é first value ou primeiro valor e como aplicar essa estratégia em seu negócio para que seja possível fidelizar seus clientes com o uso das estratégias corretas e acompanhamento dos indicadores necessários.

O que é First Value?

O primeiro valor pode ser definido como o intervalo de tempo entre fechar uma venda e o cliente reconhecer o valor daquele item adquirido.

Não se atentar para o indicador é um grave erro que muitas empresas cometem. Tendo em vista que, o cliente pode ter a experiência de comprar arruinada pelo first value.

O que acontece é que, o objetivo é justamente diminuir as chances de seu cliente simplesmente se decepcionar com o que acabou de comprar.

A ideia é que o cliente tenha a melhor experiência sempre. Não só no ato da compra, como também, durante o primeiro uso do produto.

O pós-venda deve sempre ser parte da estratégia de uma empresa. Afinal, o encantamento precisa ser completo e não somente durante o processo dentro da loja ou enquanto acessa seu site.

Qual a sua importância?

É extremamente importante que toda empresa trabalhe com esses números. De modo que, possa identificar se está alcançando um ótimo resultado ou se os clientes estão ficando insatisfeitos após adquirir o produto.

Para tal, é necessário pedir a opinião do cliente e garantir que esse feedback possa ser usado. É justamente o tempo entre conclusão da compra e apontamento do feedback que é o indicador first value.

E por ser um aspecto subjetivo, é importante que toda empresa tenha profissionais aptos e bem treinados para esse contato pós-venda.

De modo que, possa conversar com o cliente após alguns dias da compra, entender se ele se sente satisfeito aplicando uma pesquisa e utilizando os dados para usar na empresa.

Afinal, as reclamações são importantíssimas para que os setores responsáveis possam aplicar as melhorias necessárias.

Evitando que uma série de erros sejam repetitivos em seu negócio e com isso, os clientes possam acabar procurando os concorrentes diretos.

Acompanhar a satisfação permite melhorar a fidelização

O first value é um acompanhamento de satisfação de seus clientes. O que permite ao negócio melhorar o índice de fidelização.

Afinal, clientes felizes com os itens ou serviços adquiridos tendem a falar bem da empresa para os amigos e voltar a fazer negócios com a marca.

Por isso mesmo, é importantíssimo que todo consumidor tenha uma boa experiência de compra dos produtos ou serviços.

E isso não se aplica somente ao momento da aquisição em loja! Na prática, é preciso que o uso do produto ou a prestação de serviço seja tão positiva quanto o cliente espera.

É sempre importante lembrar que, na maioria das empresas, é mais barato fidelizar o cliente que meramente encontrar novos clientes.

YouTube video

Como o cliente atinge o primeiro valor?

O cliente atinge o primeiro valor a partir da experiência de uso do produto ou serviço. Por isso, as empresas de prestação de serviço precisam ser pontuais com aquilo que foi agendado.

Bem como, precisam entregar exatamente a experiência prometida no ato da venda.

Outro ponto que precisa ser trabalhado é que o consumidor que compra um produto deve ter todo
o suporte necessário para o correto uso.

Enviar um manual explicando em detalhes o uso do item, por exemplo, é fundamental para que
o cliente tenha facilidade de aproveitar aquilo que comprou.

Bem como, é interessante disponibilizar conteúdos com tutoriais em vídeo nas redes sociais para o uso de itens que são menos comuns. Dessa forma, todos os produtos terão a devida explicação para que o cliente faça um bom uso, tenha uma ótima percepção de sua compra e note um alto valor do item adquirido.

São apenas alguns cuidados importantes de aplicar no pós-vendas, usando estratégias simples que vão fazer toda a diferença para que o cliente tenha sempre um resultado positivo em relação à aquisição recente.

Como medir o primeiro valor?

Na dúvida sobre como medir o first value de seu cliente? É preciso adotar alguns cuidados simples, como manter sempre contato após a venda. Visando garantir que seu consumidor tenha a possibilidade de ser ouvido e possa esclarecer dúvidas que eventualmente surgiram após o atendimento inicial.

Na interação é possível aplicar perguntas que vão esclarecer o grau de satisfação de seu cliente. Sempre tendo como objetivo registrar as informações para que elas sejam usadas posteriormente em seu negócio. Alguns outros cuidados são:

1. Invista em ferramentas que ajudam na interação

Sua empresa deve estar disponível por meio das redes sociais e de outros meios para que o cliente tenha facilidade de interação.

Afinal, alguns clientes podem querer dar feedback assim que receberem o produto, enquanto outros só farão o processo após serem estimulados para tal.

É importantíssimo estar disponível para receber de forma espontânea, assim como, é útil atuar ativamente para que o feedback seja colhido.

2. Sempre registre todos os atendimentos

A manutenção do contato com os clientes é indispensável para que se tenha dimensão de como está o first value de seu público.

Por isso, é necessário manter contato e registrar em seu sistema de gestão todos os aspectos que foram levantados.

É útil que a empresa tenha o feedback necessário o quanto antes. De modo que, seja possível aproveitar os contatos como uma ferramenta de fidelização.

Seu cliente que não teve uma boa imagem do produto após a aquisição pode ainda ter o suporte do time responsável e mudar essa imagem.

Muitas vezes uma falha no processo de prestação de serviço ou de uso do produto pode deixar o cliente insatisfeito. E com o contato adequado é possível reverter o cenário e estabelecer uma relação positiva e interessante para ambas as partes. Que tal começar a aplicar o first value em seu negócio?

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