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8 Tendências de Employee Experience para 2022

Sumário

É perceptível o quanto as empresas estão cada vez mais preocupadas com a experiência do colaborador. É por isso que conhecer as 8 tendências de Employee Experience para 2022 é essencial.

Sabemos que os dois últimos anos não foram dos melhores. Depois de um 2020 incerto e um 2021 ainda nebuloso, parece que as coisas começam a tomar um rumo a partir de agora, embora a pandemia não tenha se extinguido por completo.

No entanto, é essa a hora em que as empresas começam a encarar os seus colaboradores, alguns ainda trabalhando remoto, outros retornando as atividades alocadas. Agora mais do que nunca é importante pensar em tornar a experiência positiva e estreitar os laços.

Principais Dicas Para Uma Excelente Experiência Do Colaborador

Existem algumas dicas que podem ajudar na construção de um ambiente de trabalho mais saudável e feliz.

É importante entender que salários competitivos e benefícios atraentes, por si só, não são suficientes para seduzir os melhores talentos.

01. Seja empático:

A empatia entra como um dos fatores mais importantes nesse contexto. Isso quer dizer que é fundamental entender que nem sempre os seus colaboradores conseguem dar o máximo de si.

É fundamental abordar e entender a experiência do colaborador a partir da ótica dele, e não apenas da empresa. A única forma de fazer isso é ouvindo as opiniões e se propondo a entender quais demandas a equipe possui. Pensando nisso, os líderes devem:

  • Demonstrar interesse: mostre para seus funcionários que você tem interesse em saber como eles estão e tornar a experiência melhor;
  • Adotar um feedback pessoal: converse com as pessoas adicionando um toque pessoal. Elogie especificamente um funcionário, aponte um talento, ressalte uma performance positivo de forma genuína e respeitosa.
  • Conectar-se com a equipe: arranje tempo para se conectar com a equipe, seja através de um café da manhã previamente planejado, ou aquela reunião descontraída ao final da sexta-feira.
  • Respeitar o limite individual: cada funcionário tem o seu limite. Respeite isso. Alguns serão mais fáceis de se conectar e outros se mostrarão mais fechados. Isso não impede que a experiência seja positiva para ambos.

Lembre-se que o líder tem um papel fundamental no bem-estar da equipe. Por isso ele deve se incluir como peça essencial de uma estratégia de Employee Experience.

02. Descubra o que a sua equipe quer:

Presumir que os funcionários querem salários melhores, uma sala de convivência ou uma copa bem equipada não é o suficiente para traçar uma ação de Experiência do Colaborador.

É fundamental obter dados concretos sobre as demandas da equipe. Isso pode ser feito através de pesquisas e conversas diretas com os funcionários além da famosa reunião de desligamento que pode apontar os motivos pelos quais aquele profissional quer sair da empresa.

03. Gere valor:

A relação profissional não precisa ser engessada e fria. Na verdade, cada vez mais os profissionais qualificados requerem também um atendimento e uma tratativa mais humana e pessoalizada.

Cuide dos seus funcionários como clientes. Deixe que eles deem a opinião e que consigam conduzir conversas em que também possam expressar sobre suas condições pessoais.

04. Procure aumentar o engajamento da equipe

Não podemos falar em tendências de Employee Experience para 2022 sem considerarmos o quanto é fundamental ter uma equipe engajada. Especialistas apontam que equipes engajadas também sofrem menos com rotatividade.

Uma sugestão aqui é criar um canal onde os próprios funcionários consigam se elogiar e reconhecer as atuações um dos outros. Isso gera engajamento e também colabora para que os funcionários criem laços entre si.

05. Mantenha a opção remota:

O home office já era um debate antes da pandemia. Porém, a crise sanitária acelerou o processo e obrigou algumas empresas a olharem para isso com mais carinho e entendendo a importância dessa opção.

Porém, com a retomada das atividades, muitos funcionários esperam ainda contar com essa possibilidade.

Segundo uma pesquisa realizada pela Joblist, mais de 60% dos funcionários consideram que a possibilidade trabalho remoto é um diferencial que aumenta a fidelidade com a empresa. Você pode ler o artigo original aqui.

Caso não seja possível adaptar todas as atividades de sua empresa para o home office, pense em semanas híbridas, em que os funcionários podem mesclar dias na empresa e outros remotos.

06. Invista em aprendizado:

Há algo que ainda é muito ignorado, mas que é parte crucial de uma ação de Employee Experience:
o aprendizado. As empresas precisam estimular o crescimento de seus funcionários a partir dos ensinamentos.

Cursos, webinars, palestras com profissionais que são referências de mercados e parcerias com bolsas de estudos são algumas das sugestões nesse quesito.

07. Cuide da cultura da empresa

Employee Experience é um conceito que está diretamente atrelado a cultura empresarial. Sendo assim, olhe em volta e entenda se a sua equipe parece feliz, se as pessoas ao redor estão satisfeitas.

Existem sinais que apontam para problemas na cultura da empresa. Alguns dos mais óbvios são:

  • Fofocas e brigas;
  • Gestão ditatorial;
  • Problemas na comunicação interna;
  • Atrasos e absenteísmo;
  • Favoritismo de funcionários.

Tudo isso acaba causando a alta rotatividade, que é o extremo da falha da cultura da empresa. Preste atenção a esses sinais e procure formas de diminuir isso estabelecendo uma cultura interna mais objetiva e eficaz.

08. Estimule a sensação de pertencimento

Ainda que aumentar o salário ou investir em um espaço mais bonito e agradável nem sempre seja possível por questões financeiras, há algo que está sempre ao seu alcance: a possibilidade de aumentar a sensação de pertencimento.

Ninguém fica onde não se encaixa. Ainda que algumas pessoas insistam, em algum momento se cansam e buscam por outras opções.

Essa é, na verdade, uma jornada constante que requer olhar com carinho e atenção ara a sua equipe. Só assim será possível melhorar a Employee Experience e tornar a jornada do colaborador verdadeiramente feliz.

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