Estilos de liderança: descubra qual é o seu

Sumário

Conhecer os diferentes estilos de liderança é essencial para o profissional que almeja uma carreira de destaque. Seja para poupar esforços, ou porque entende que não deve tentar se encaixar em um padrão no qual não cabe, descobrir qual é o seu estilo de liderança vai te mostrar como usar a sua influência da melhor forma possível.

Para saber mais sobre os estilos de liderança, acompanhe! 

Existe um perfil de líder ideal?

Muito embora alguns perfis de liderança soem como versáteis e apropriados para todas as ocasiões é importante que você não incorra em generalização. A sua forma de liderar requer entendimento de um panorama que vai muito além da sua personalidade.

Um bom líder, consegue perceber as necessidades da empresa, da equipe e dos indivíduos de forma que consiga se adaptar para oferecer a melhor performance para todos.

O líder deve sempre trabalhar em si mesmo, visando melhorar como pessoa para que essa evolução seja refletida em sua equipe.  Dessa forma, você poderá entender perfeitamente as demandas existentes, se adaptar e perceber quando é o momento certo para tomar determinadas posturas.

Leia mais: Como ser um líder Customer Centric?

YouTube video

4 tipos de líderes: qual seu perfil?

Podemos elencar em 4 perfis principais de líderes, e cada um desses perfis apresenta uma forma de liderar sua equipe, são eles:

  1. Autocrático;
  2. Liberal;
  3. Democrático;
  4. Motivador.

Saber identificar qual é o seu perfil de líder nesse contexto é muito importante para que você perceba o que pode ser melhorado em sua performance como líder. Afinal, a melhor maneira de você ajudar na performance do seu time é começar o aperfeiçoamento em você. 

Para te auxiliar, vamos explicar abaixo como são esses perfis de líderes.

1. Líder autocrático:

O foco desse líder é nele mesmo, por isso, todas as decisões e toda a autoridade são focadas em sua performance individual para os seus gerentes, de modo que os subordinados não possuem liberdade de escolha.

Isso ocasiona a figura do chefe que se sobrepõe à vontade dos demais e não dá espaço para sugestões, questionamentos ou diálogo com a equipe. Esse é um líder temido pelos colaboradores. No geral, esse tipo de liderança costuma resultar em insatisfação da equipe, bem como, falta de motivação. 

É possível reverter essa imagem, abrindo mais espaço para que todos falem nas reuniões, valorizando a performance da equipe e se tornando um líder mais querido e menos temido.

2. Líder liberal:

O líder liberal é o contrário do autocrático, ele foca na sua equipe e dá total liberdade para a tomada de decisões em grupo ou individual. Ele participa das decisões de sua equipe quando é solicitado, assim como, só interfere no trabalho da equipe quando existe solicitação.

O líder liberal parte do entendimento que sua equipe é composta por profissionais maduros e aptos a desempenhar as próprias tarefas. Entretanto, a falta de um acompanhamento bem próximo pode fazer com que a equipe não sinta necessidade de prestar contas; esse fator pode ser prejudicial no longo prazo, uma vez que, o grupo pode começar a apresentar baixo rendimento.

Por isso, o líder liberal deve começar a colocar certos limites em sua equipe, solicitando que determinadas demandas sejam realizadas em prazos determinados. Dessa forma, todos vão perceber um acompanhamento mais próximo, o que é benéfico para que os resultados voltem a aparecer.

Leia mais:  Liderança remota: como ser um bom líder a distância

3. Líder democrático:

Esse tipo de liderança é mais interessante porque serve para diferentes tipos de empresas e cenários de crise. O líder democrático facilita o processo, ajudando sua equipe a desenvolver as tarefas necessárias.

O líder democrático é preocupado com a equipe e também com a execução do trabalho. Por isso, ele é bem participativo, orienta o grupo e trabalha junto nos problemas e nas soluções.

Se é o seu desejo se tornar um líder assim, encoraja a participação das pessoas da sua equipe, e seja incentivador de metas individuais e do grupo. Além disso, vale gerar um ambiente de trabalho favorável para todos possibilitando o aumento do comprometimento dos colaboradores.

Leia mais: Diversidade em times Customer Centric

4. Líder motivador:

Este líder adota um formato de trabalho que é bastante atual. Sua maior preocupação está na performance de cada colaborador. Por isso, ele acompanha cada um, oferece feedback constantemente e tenta manter cada profissional motivado e alinhado aos seus propósitos.

Para se tornar um líder motivador, proporcione um ambiente de trabalho agradável, com clima de cooperação entre todos e faça reuniões sinceras de one a one.

Agradar a todos não significa boa liderança

Como líder, é importante que você determine de forma muito coerente quais são os parâmetros para identificar seus erros e acertos. Basear a sua percepção apenas na satisfação de colaboradores para com a sua performance pode ser um comportamento demasiadamente equivocado.

Por isso, exerça a autocrítica e estabeleça limites, seja sensível aos momentos e problemas particulares de cada colaborador, mas também cobre demandas e prazos sempre que necessário.

6 livros para desenvolver a habilidade de liderar:

  1. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen R. Covey.
  2. Como fazer amigos e influenciar pessoas de Dale Carnegie;
  3. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso de Daniel Goleman;
  4. Gestor eficaz de Peter Drucker;
  5. A essência do líder de Warren Bennis;
  6. Não tenha medo de ser chefe de Bruce Tulgan.

Seja qual for o seu perfil como líder, saiba que algumas características podem ser mudadas de acordo com o seu desejo pessoal. Adquirir o hábito de ler mais sobre gestão de pessoas, trabalhar suas inseguranças e buscar a constante atualização profissional, são aspectos importantes para ser um bom líder.

Esses são apenas alguns títulos como sugestão para que você aprenda mais sobre liderança, se desenvolva e possa ser um profissional melhor em sua área de atuação. Afinal, continuar estudando e se atualizando é sempre útil.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a descobrir qual é o seu estilo de liderança e o que você pode fazer para melhorar o dia a dia dos seus colaboradores e da sua performance. Aqui na CS Academy nós temos cursos direcionados para profissionais que desejam se tornar líderes em suas operações. Para saber mais, conheça nossos cursos.

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados