O que é Onboarding: Como fazer e quais os seus benefícios

Sumário

A chegada de um novo cliente na empresa é sempre um momento de muito importância, mas você sabe como fazer um bom processo para recebê-los? O onboarding de clientes tem essa função! E hoje você vai aprender o que é, como fazer e porque ele é tão importante para o sucesso do cliente.

O que é onboarding?

Onboarding é todo o processo de recepção, adaptação, e aquisição de conhecimentos e práticas que novos funcionários ou clientes passam ao ingressar numa empresa.

O processo de onboarding de um novo funcionário consiste em apresentar desde a cultura, missão e valores da empresa, até familiarizar o mesmo com a sua função, demandas, expectativas de desempenho e a estrutura organizacional em que ele vai fazer parte.

E no onboarding de clientes não é diferente. O processo ocorre na fase inicial de contato do cliente com a sua empresa, onde o cliente é direcionado à utilização correta dos serviços e produtos da empresa após a compra, ajudando-o assim a ter uma melhor experiência.

Qual o objetivo do onboarding de clientes?

O principal objetivo do customer onboarding é garantir que o cliente tenha a melhor experiência possível com o produto ou serviço adquirido com a sua empresa.

Os novos consumidores nem sempre entendem todas as funcionalidades que a empresa oferece, sendo assim remover as barreiras que possam impedir o cliente de fazer bom uso e aproveitar as soluções oferecidas é muito importante para o sucesso do cliente.

Como fazer onboarding na sua empresa?

Entenda seu cliente

Saber o sobre momento, as dores e os desafios que o seu cliente enfrenta é fundamental para fazer um planejamento ideal, e trazer as melhores soluções para cada cliente.

Construa um planejamento para o seu cliente

Defina quais são as expectativas e onde o seu cliente quer chegar, faça o registro dessas metas e monte um planejamento, seja ele diário, semanal ou mensal a fim de que no término do processo de onboarding, você e o seu cliente possam fazer em conjunto uma análise dos resultados obtidos.

Tenha um profissional de CS

O processo de onboarding de clientes é uma estratégia do setor de customer success, então nada mais prático do que ter um Customer Success Manager dentro da sua empresa. Esse profissional vai definir táticas e criar estratégias para a melhor experiência do seu cliente, de modo que ele permaneça engajado e ligado ao seu negócio.

Mantenha boa relação e comunicação com seus clientes

Manter uma boa comunicação vai ajudar significativamente seu relacionamento com o cliente. Escolher um canal de atendimento que mais se adeque ao perfil do seu consumidor, e se manter informado sobre cada etapa do processo vai fazer com que essa primeira etapa da jornada do cliente seja bem sucedida.

YouTube video

Quais os benefícios do onboarding de clientes

Realizar o processo de customer onboarding na sua empresa vai gerar não só diversos benefícios para seus clientes, como também para sua empresa, entre eles:

  • Agregar valor ao seus serviços e produtos;
  • Aumento da satisfação e consequentemente da retenção dos clientes;
  • A diminuição da
    taxa de churn (cancelamento);
  • Melhora de relacionamento com os clientes;
  • Gerar mais engajamento com a marca;
  • Melhor identificação dos processos de melhoria;

O segredo do onboarding de clientes é ser proativo. Se antecipar aos problemas dos novos clientes e entender porque a sua solução o satisfaz.

No mundo customer centric fazer um bom processo de onboarding faz toda a diferença para que o cliente obtenha o sucesso esperado, e vire um promotor do seu negócio. Para quem quer se tornar um profissional das áreas de CS e CX, o processo de integração é um dos primeiros passos a ser desenvolvido pelo CSM.

Se você gostou desse conteúdo e quer se tornar um CSM, ou aprender mais sobre o mundo do customer success, sugerimos que você conheça os nossos cursos e se torne um membro CS Academy Club.

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados