B2C é a sigla para Business to Consumer, que é, em tradução literal, “De Empresa para Consumidor”. Refere-se, portanto, à relação comercial que ocorre entre um CNPJ e uma pessoa física.
É o tipo de negociação mais tradicional, que entra em voga quando você compra um produto no mercado de seu bairro ou uma passagem aérea para o exterior. Mas, esse modelo de negócio possui características muito bem definidas.
Como funciona o modelo B2C
Para entender como exatamente funciona o B2C, é importante conhecer algumas de suas principais características. São elas:
– Jornada de compra simples: ele geralmente envolve apenas a empresa e seu cliente;
– Decisão de compra tomada por uma pessoa: esse consumidor decide sozinho sobre o que quer/precisa comprar;
– Compra geralmente movida por questões pessoais/emocionais.
Essas são algumas das características mais importantes deste negócio. Na hora de estruturar uma ação que seja voltada para essa finalidade tudo isso – e muito mais – deve ser levado em consideração.
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Principais diferenças entre B2B e B2C
Diversas diferenças existem entre B2C e B2B – Business to Business. A principal delas é o público-alvo. Enquanto B2C é uma venda direta (empresa/ consumidor), B2B é a negociação que ocorre entre dois CNPJs.
Isso traz uma série de diferenças que vão desde o marketing praticado até o processo de negociação propriamente dito. Algumas delas são:
– Público-alvo;
– Tempo médio para conclusão de compra;
– Recorrência da compra;
– Ticket médio.
Para ter sucesso em qualquer um dos dois modelos de negócios é importante dominar e considerar essas e outras particularidades para que consiga conduzir o processo de venda de maneira primorosa.
3 principais características do modelo B2C
Não é difícil entender o modelo B2C. Todos nós o praticamos em diversos momentos da vida. Seja na compra mensal para abastecer a casa, na aquisição de um eletrônico ou nas compras de roupas e itens de higiene, por exemplo.
Suas principais características são:
– Decisão de compra de apenas uma pessoa (ainda que influenciada por outras);
– Processo de negociação simples e rápido;
– Acesso global.
É uma relação comercial que ocorre de maneira muito simples, mas que nem por isso não demanda qualidade e experiência para que aconteça de maneira fluida e satisfatória para ambas as partes.
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Exemplos de empresas B2C
Ainda não entendeu exatamente o que é B2C?
Veja alguns exemplos de marcas que trabalham com esse modelo e esclareça as suas dúvidas sobre esse tipo de negócio:
– Lojas Americanas;
– Supermercados como Extra e Carrefour;
– Lojas como C&A e Renner, entre outras.
O B2C é o tipo de negociação que ocorre quando uma pessoa decide adquirir algum produto ou serviço diretamente de outra empresa.
Uma negociação simples e cotidiana pode ser classificada dessa forma.