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B2C – Business to Consumer

B2C é a sigla para Business to Consumer, que é, em tradução literal, “De Empresa para Consumidor”. Refere-se, portanto, à relação comercial que ocorre entre um CNPJ e uma pessoa física. 

É o tipo de negociação mais tradicional, que entra em voga quando você compra um produto no mercado de seu bairro ou uma passagem aérea para o exterior. Mas, esse modelo de negócio possui características muito bem definidas. 

Como funciona o modelo B2C

Para entender como exatamente funciona o B2C, é importante conhecer algumas de suas principais características. São elas:

Jornada de compra simples: ele geralmente envolve apenas a empresa e seu cliente;

– Decisão de compra tomada por uma pessoa: esse consumidor decide sozinho sobre o que quer/precisa comprar;

– Compra geralmente movida por questões pessoais/emocionais. 

Essas são algumas das características mais importantes deste negócio. Na hora de estruturar uma ação que seja voltada para essa finalidade tudo isso – e muito mais – deve ser levado em consideração. 

Leia mais: Guia completo de Jornada do Cliente

Principais diferenças entre B2B e B2C

Diversas diferenças existem entre B2C e B2B – Business to Business. A principal delas é o público-alvo. Enquanto B2C é uma venda direta (empresa/ consumidor), B2B é a negociação que ocorre entre dois CNPJs.

Isso traz uma série de diferenças que vão desde o marketing praticado até o processo de negociação propriamente dito. Algumas delas são:

– Público-alvo;

– Tempo médio para conclusão de compra;

– Recorrência da compra;

– Ticket médio. 

Para ter sucesso em qualquer um dos dois modelos de negócios é importante dominar e considerar essas e outras particularidades para que consiga conduzir o processo de venda de maneira primorosa. 

3 principais características do modelo B2C

Não é difícil entender o modelo B2C. Todos nós o praticamos em diversos momentos da vida. Seja na compra mensal para abastecer a casa, na aquisição de um eletrônico ou nas compras de roupas e itens de higiene, por exemplo. 

Suas principais características são:

– Decisão de compra de apenas uma pessoa (ainda que influenciada por outras);

– Processo de negociação simples e rápido;

– Acesso global.

É uma relação comercial que ocorre de maneira muito simples, mas que nem por isso não demanda qualidade e experiência para que aconteça de maneira fluida e satisfatória para ambas as partes. 

Leia mais: O que acontece antes da Jornada do Cliente?

Exemplos de empresas B2C

Ainda não entendeu exatamente o que é B2C?

Veja alguns exemplos de marcas que trabalham com esse modelo e esclareça as suas dúvidas sobre esse tipo de negócio:

– Lojas Americanas;

– Supermercados como Extra e Carrefour;

– Lojas como C&A e Renner, entre outras. 

B2C é o tipo de negociação que ocorre quando uma pessoa decide adquirir algum produto ou serviço diretamente de outra empresa.

Uma negociação simples e cotidiana pode ser classificada dessa forma. 

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