10 principais Blogs sobre Customer Success que você deve ler em 2020

Sumário

Muita gente me pergunta o que ler sobre Customer Success e realmente temos poucos blogs e livros falando sobre o assunto se comparado a assuntos mais tradicionais como marketing e vendas. Isso se intensifica ainda mais no Brasil, onde temos pouquíssimo conteúdo sobre o assunto, o que prejudica ainda mais quem quer estudar sobre o nosso mercado. 

Por isso, resolvi escrever esse artigo apresentando os blogs que me ajudaram no começo da minha carreira em CS e que leio até hoje.

Confira os 10 principais blogs sobre Customer Success

1 – Gainsight

“Começando do começo”, com certeza o blog da Gainsight é o que eu mais devorei até hoje. O maior software de CS do mundo tem com certeza o melhor blog de Customer Success do mundo também. Desde conceitos básicos, até os mais avançados, como PLG e pesquisas aprofundadas aparecem em nosso blog preferido.

2 – ClientSuccess

Com conteúdos mais conceituais e menos técnicos, o blog do ClientSuccess é muito bem escrito, principalmente os artigos de uma de suas CSMs, Teresa Becker, que escreve de maneira clara e direta, o que ajuda muito quem tem dificuldades em concentração.

3 – Totango

Esse é o nosso queridinho em questão de layout. Leve e fácil de ler, é mais um blog feito por uma empresa de software de CS, o que dá ainda mais credibilidade ao blog da Totango. E sem falar que esse blog tem um ritmo frenético de um post por dia, ótimo para quem deseja consumir conteúdo de qualidade diariamente.

4 – Sixteenventures

Pontapé inicial de grande parte dos brasileiros, os conteúdos do nosso querido Lincoln Murphy agregaram muito no começo da década onde “só tinha mato” em CS nas terras brasileiras, o que fez o famoso autor desse blog vir várias vezes ao Brasil com suas palestras e workshops cheios de novidades do Vale do Silício.

5 – Customer Success Brasil

O blog do meu amigo e facilitador da CS Academy, Eduardo Tavares, com certeza é o blog com mais volume de teorias e cases sobre Customer Success do Brasil, o que faz eles assumirem a quinta posição entre vários blogs gringos. Vale a pena conferir os conteúdos!

6 – Oracle Customer Success Blog

Esse blog é um pouco diferente dos outros. Primeiro por ser de uma das maiores empresas de software do mundo, o que já os coloca em um patamar elevado e incomparável, segundo por ser escrito de forma colaborativa pelo time de Customer Success da própria Oracle e por último, os artigos são muito criativos. 

7 – Sensedata

O blog da Sensedata, como o Customer Success Brasil, é mais um um blog obrigatório para quem trabalha com CS em nosso país. Eles revelam algumas de suas estratégias utilizadas no dia a dia de uma empresa na qual o produto é um software para CSMs, ou seja, é de CS para CS.

8 – UserIQ

O que um blog de dados de Customer Success deve falar? Sobre dados! Esse é o foco do blog do UserIQ, o que o diferencia dos outros blogs que são focados em estratégias de CS e frameworks.

9 – For Entrepreneurs

Esse blog na verdade não é focado em Customer Success, David Skok foca no mercado SaaS em geral, o que nos leva a gestão de recorrência e consequentemente às principais métricas de CS que toda empresa deveria acompanhar. Dizem que só vale dizer que é empreendedor SaaS depois de ler esse artigo aqui.

10 – CS Academy

Bom, posso falar do nosso pupilo? Com certeza o maior motivador da CS Academy é disseminar conteúdo pelo mundo a fora e nada mais democrático do que um blog, não é mesmo?! Por isso, resolvemos criar esse blog que você está lendo, que com certeza vai ter muito conteúdo ainda em 2020! 

Se quiser ler conteúdos como este, tem um botão de inscrição em nossa news aí embaixo, lá eu coloco tudo o que eu estou lendo, escrevendo e tendo como ideia.

Faltou algum blog que eu não coloquei aqui? Coloca aí nos comentários. 😉

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados