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Aprenda o que é, como utilizar e quais os benefícios do setor de Pré-Vendas

Sumário

Sua empresa tem equipe de pré-vendas? Ter esse tipo de suporte pode fazer toda a diferença nos resultados alcançados em seu cotidiano!

Muito embora não seja uma prática comum em empresas de médio ou pequeno porte, o setor de pré-vendas é fundamental para o crescimento de um negócio.

E por isso mesmo, trouxemos mais informações sobre o que é pré-venda, como esse setor impacta no resultado das vendas e como você pode utilizar esse processo para beneficiar seu negócio.

O que é o setor pré-vendas?

O setor de pré-vendas é uma área comercial que atua exclusivamente no objetivo de prospecção e qualificação de leads.

Dessa forma, quando o vendedor chega a entrar em contato com o lead, sua única tarefa é de fato finalizar a venda. Afinal, a equipe já fez os primeiros contatos e já atuou para que a venda ocorra.

De modo que, o vendedor terá seus esforços poupados, evitando que fique na rua visitando inúmeros possíveis compradores que não fecham negócio.

Isso é importante para poupar recursos, afinal, é possível minimizar o gasto de deslocamento. Bem como,
é essencial para que a equipe tenha uma performance acima da média.

Uma vez que, mesmo com um time enxuto de vendedores, todos aqueles que estão na rua representando a empresa conseguem fechar negócio na maior parte das visitas que efetua.

Justamente por já ter ocorrido um trabalho preparatório para identificar a possibilidade de fechamento.

O setor de pré-vendas só funciona para quem tem vendedores externos?

Não! Na prática, o setor de pré-vendas é responsável somente pelo primeiro contato com os leads obtidos pela equipe de marketing.

Dessa forma, é possível validar a possibilidade de se tornarem clientes ou não. A equipe executa uma série de verificações e faz a análise das respostas. A partir de então, percebendo que é um lead com potencial de se tornar um cliente a equipe envia o contato para o vendedor já com todas as informações necessárias.

Aspecto que contribui para que o vendedor consiga ser muito mais assertivo em sua abordagem junto ao potencial cliente.

Portanto, a equipe consegue dividir bem as tarefas, evitando que os vendedores passem muito mais tempo tentando encontrar clientes que propriamente vendendo.

Quais os objetivos desse setor?

A principal função do setor é desenvolver a venda, a partir de um primeiro contato eficiente que poupa tempo do time de vendas.

O pré-vendas é capaz de fazer as perguntas corretas para identificar se o potencial comprador está pronto para se tornar de fato um comprador.

E após alguns gatilhos de passagem considerando que o lead é qualificado, é marcada uma reunião com o vendedor para que a negociação prossiga.

As principais atividades do setor são qualificar o lead, conectar e agendar a reunião para que a venda possa se desenvolver.

Por isso mesmo, criar um setor de pré-venda é interessante para que o processo de vendas de sua empresa seja otimizado e seu time tenha sempre a melhor performance.

Como utilizar o processo de pré-vendas?

Para que o processo de pré-vendas funcione é muito importante que todos os envolvidos estejam cientes de suas funções e papéis.

De modo que, o setor de pré-venda realmente possa funcionar conforme o esperado e consiga diminuir muito o número de reuniões com o vendedor que terminam sem a assinatura de um contrato.

Afinal, o objetivo é que ambos os setores se vejam como parte do setor de vendas, ambos sejam valorizados e tenham sua importância reconhecida, inclusive por meio da remuneração adequada.

Por isso mesmo, é preciso estruturar um processo pré-vendas eficiente e que faça sentido. O marketing precisa disponibilizar um número significativo de leads para que o setor possa manter contatos e fazer esse filtro.

Todos os envolvidos precisam ter metas claras e entender a importância de suas funções.
Caso contrário, haverá dificuldade no relacionamento entre as partes envolvidas, desencadeando dificuldade de obter resultados expressivos.

Quais as vantagens de adotar um setor de pré-vendas?

Ainda está em dúvida se vale a pena adotar um setor de pré-vendas em sua empresa? É importante se atentar para alguns fatores que são as principais vantagens dessa medida. Confira quais são elas:

1. Aceleração do processo de venda

Ao invés de enviar seu vendedor para bater de porta em porta ou fazer diversas ligações intermináveis oferecendo o serviço, é possível direcionar a equipe de vendas somente onde ela é desejada.

Afinal, o time de pré-vendas já fez a seleção detalhada e a equipe de vendas sabe exatamente o que fazer para fechar negócio.

Dessa forma, ocorre uma otimização significativa no processo de vendas, evitando que os vendedores percam tempo e fiquem desmotivados com o processo.

2. Funil de vendas mais equilibrado

Com uma equipe de pré-vendas é possível evitar que o funil de vendas fique inchado no topo sem que os clientes cheguem até a etapa final do funil.

Esse desequilíbrio é comum justamente por ter um vendedor que entra em contato com leads que não são qualificados e que, por isso, tomam muito tempo e dificultam o processo de levar leads qualificados a fechar negócios com a empresa.

Portanto, se você deseja ter uma transição saudável dos clientes por todas as etapas do funil de vendas, é preciso investir em uma equipe que vá fazer essa filtragem.

Garantindo que o time de vendas não perca tempo e possa fechar muitos negócios novos para sua empresa todos os dias.

3. Diminuição do custo de aquisição de clientes

Quando se tem um time de pré-vendas trabalhando os leads que chegam até sua equipe de vendas é possível ter uma redução significativa de custos.

Afinal, seu time de vendas não perderá tempo e recursos visitando locais e entrando em contato com leads que não vão gerar novos negócios.

O time bem estruturado ajuda o negócio a crescer

Agora que já sabe o que é o time de pré-vendas, como ele atua e qual sua importância, é possível compreender que uma boa estruturação faz toda a empresa crescer.

Por isso mesmo, aproveite essas informações e verifique se é a hora ideal de montar seu time de pré-vendas para turbinar suas negociações.

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