Conheça o que é e para que serve os Leading indicators

Sumário

Entender o que é e para que serve leading indicators é muito importante para um profissional de gestão. Afinal, são os indicadores que norteiam sua atuação cotidiana.

Por isso mesmo, é de suma importância que o gestor tenha esse acompanhamento diário de leading indicators para que possa adotar a tomada de decisão mais assertiva e possa garantir que sua empresa esteja sempre no caminho correto.

Para te ajudar, mapeamos tudo sobre leading indicators, confira a seguir e comece a usar esses novos conhecimentos para favorecer seu cotidiano de trabalho na gestão.

O que são leading indicators?

Os leading indicators são indicadores de desempenho da empresa que possuem características preditivas.

Por isso mesmo, são indicadores que apontam as tendências futuras do negócio e contribuem para que seja possível prever a performance futura da empresa alinhando uma série de fatores.

Muitos gestores apontam que esse tipo de indicador contribui para o entendimento de dificuldades de clientes para recorrer a melhorias rápidas de implementar, por exemplo.

O que faz com que o leading indicator seja como um manual ou mapa para o gestor seguir com o objetivo de garantir que o futuro do negócio seja o melhor possível.

O grande diferencial do leading indicator é que ele é apropriado para que possa indicar se as metas da empresa serão ou não atingidas seguindo exatamente o que a equipe já está fazendo.

Por isso mesmo, são indicadores de venda eficientes que vão ajudar muito na hora de tomar decisões e fazer ajustes finos para alcançar exatamente o que está buscando como resultado.

Para que serve e qual a importância de acompanhar o leading indicator?

Em suma, o leading indicator é um indicador de tendência. Dessa forma, podemos entender que ele serve para apontar qual é a maior chance de algo acontecer.

Suponha que a meta de venda da equipe é de R$5 mil ao dia. É possível analisar as primeiras horas de desempenho usando o leading indicator para avaliar se a equipe conseguirá ou não atingir a meta diária.

Dessa forma, é possível começar a fazer ajustes durante o expediente para que cumpra a meta e não tenha problemas financeiros.

Portanto, o leading indicator analisa o caminho já percorrido em direção à meta, quais foram os resultados e ainda poderá apontar qual a tendência caso o padrão atual se mantenha.

Isso é muito importante para que todo o time se ajuste, de modo que, seja possível corrigir eventuais procedimentos errados e garantir que a empresa possa ter maiores chances de sucesso.

Uma vez que, a equipe estará atuando com base em dados e indicadores que foram analisados com base em um sistema que funciona da melhor maneira possível.

A análise preditiva é uma importante ferramenta de gestão que faz toda a diferença em relação aos resultados que podem ser conquistados.

Afinal, possibilita ajustes finos para que toda a equipe tenha a melhor performance possível a partir dos ajustes e, com isso, o sucesso seja alcançado.

YouTube video
Leading e Lagging Indicators: o que são e quais as diferenças?

Leading é diferente de lagging indicators

É importante saber que, além do leading, também existe o lagging como um indicador que é mais voltado ao passado.

Ambos se complementam na análise de dados, afinal, enquanto o leading prevê o futuro, o lagging analisa o passado.

E com base nos dados, é possível ter muito mais informação relevante sobre o negócio para que seja possível pautar suas decisões.

Portanto, ter bons indicadores disponíveis é fundamental para que todo gestor tenha uma melhor performance ao guiar sua equipe, uma vez que, as decisões serão pautadas em dados que são colhidos no dia a dia da empresa e não apenas em feeling.

Dessa forma, é possível potencializar acertos e maximizar resultados, evitando que o negócio sofra com problemas financeiros causados por erros na gestão.

Ao contrário daquilo que muitos acreditam, empresas que atuam com venda de produtos ou serviços precisam olhar para o passado tanto quanto para o futuro.

De modo que, possam analisar erros, evitar cometê-los novamente e ainda consigam maximizar os resultados analisando tudo que já foi feito até aquele momento.

Afinal, é normal que algumas iniciativas e investimentos sejam feitos e não deem o resultado pretendido. Ter esse tipo de análise olhando para o banco de dados é fundamental justamente para não errar novamente e saber o que precisa ser ajustado.

 Toda empresa pode se beneficiar do uso da métrica?

Sim! O leading é um recurso que pode ser usado pela gestão de todos os nichos de empresas! Não é necessário ter um número específico de colaboradores ou ser de um nicho específico para que o indicador funcione.

Dependendo do seu sistema de gestão, terá o leading e outros indicadores atuando em conjunto conforme a base de dados é alimentada.

Dessa forma, é possível garantir que todas as métricas usadas contribuam positivamente para que a empresa possa ter uma gestão assertiva.

Afinal, quando o gestor tem inúmeros relatórios com os quais contar, suas decisões se tornam muito mais práticas e assertivas, sempre pautadas na análise dos números.

Portanto, se você conheceu e gostou dos indicadores, principalmente do leading, aproveite esse recurso em sua empresa.

Exemplos de leading indicators

Ficou curioso sobre exemplos práticos da aplicação de leading indicators? É completamente possível encontrar exemplos aos montes, para te ajudar, trouxemos 3 deles:

  1. Quantidade de contatos feitos e respondidos;
  2. Total de visitas realizadas pelos vendedores externos;
  3. Número de negócios em andamento no momento analisado.

Muito embora existam inúmeros outros exemplos, esses são 3 que englobam de maneira bem detalhada exemplos práticos do uso do indicador.

De modo que, seja possível usar esses dados para prever os resultados e perceber qual tipo de esforço sua equipe precisa fazer a partir de então.

Afinal, é possível disparar mais e-mails, procurar mais contatos qualificados para o dia seguinte e assim por diante, com base no seu objetivo e naquilo que prevê que vai acontecer. Aproveite para usar muito o leading indicator na rotina de seu negócio e alcançar resultados cada vez melhores.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em Educação Customer Centric na América Latina e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Inscreva-se na CS Academy de forma gratuita!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados