Quando o cliente está dentro da sua loja, o que você faz para que ele compre algo a mais? Existem diversas técnicas de vendas no mercado, e hoje vamos te ensinar uma delas para aumentar as suas vendas.
O Up selling é uma estratégia de vendas que faz com que o cliente adquira algum benefício a mais na hora da compra, o que aumenta o ticket médio, gerando maior receita para a sua empresa.
Continue lendo o texto abaixo para saber mais sobre essa estratégia, e o passo a passo de como aplicá-la para o seu negócio.
O que é Up Selling?
A estratégia de Up Selling é focada em oferecer um desconto para que o cliente troque o produto escolhido por um que seja superior, ou até o mesmo produto com algumas características melhores que o atual. Essa técnica é muito utilizada no setor de varejo, principalmente as plataformas online.
Um exemplo de Up Selling que pode ser visto com facilidade no dia a dia são os fast foods. Quando pedimos um combo por exemplo, a atendente tende a oferecer um refrigerante maior, por um x valor adicional, ou seja, ela está oferecendo um produto superior, a partir de um desconto no preço inicial.
![Imagem mostra de forma ilustrativa o que é up selling Up selling](https://www.csacademy.com.br/wp-content/uploads/2023/11/up-73170a30-1920w.png)
Porque fazer Up Selling
Trazer a estratégia de up selling para a sua empresa tende a gerar um aumento do faturamento, afinal, você vai estar vendendo produtos mais caros do que o seu cliente inicialmente pretendia comprar.
Além disso, essa técnica pode funcionar como uma forma de encantar e fidelizar os seus clientes. O up selling faz com que os clientes comparem os benefícios do upgrade que está sendo oferecido, e possa adquirir algo que vai gerar mais satisfação ao final da sua experiência.
Como aplicar na sua empresa
Aplicar up selling dentro da sua empresa pode não ser tão simples e prático como gostaríamos, e aí vão algumas dicas que podem te ajudar nessa empreitada.
1. Conheça seu público alvo
Conhecer o seu público é uma dica que vale tanto para o up selling, como para diversas outras estratégias de vendas. Saber quais são os hábitos do seu público vai te ajudar a definir diversas delimitações na hora de pôr essa técnica em prática.
Entender o comportamento do público que adquire seus produtos garante que você ofereça os produtos corretos, crie uma precificação adequada e defina o que pode ou não ser oferecido para cada cliente.
2. Mapeie suas oportunidades
Depois de fazer uma análise do seu público alvo, é hora de mapear as suas oportunidades e criar propostas a partir delas. Para fazer esse mapeamento é necessário pensar em todas as dúvidas que o seu cliente possa ter, e quais soluções você é capaz de oferecer.
Quando você busca solucionar os problemas dos seus clientes, fica mais fácil achar lacunas onde a estratégia de up selling pode ser inserida.
3. Faça testes e veja o que funciona ou não
Aplicar uma nova estratégia nunca vai ser simples e rápido, afinal de contas, é necessário saber de que forma ela melhor vai se moldar ao seu negócio, por isso é necessário testar as opções.
Fazer testes e analisar qual funciona melhor no modelo da sua empresa, vai facilitar diversos processos, além de garantir que as suas vendas sejam bem sucedidas ao utilizar essa técnica.
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4. Ofereça apenas itens relevantes
Não ofereça qualquer tipo de melhoria para o seu cliente, não é porque você quer que ele compre um produto melhor, que deve ser oferecido o primeiro que estiver disponível.
É necessário oferecer itens que sejam de fato relevantes, e que vão fazer o upgrade eficiente para o seu cliente. Trazer melhorias rasas e sem uma justificativa convincente não vai fazer com que o seu cliente compre o novo produto.
5. Não ofereça produtos muito mais caros que o principal
Evite oferecer produtos com o valor muito acima do que o produto original, essa é uma dica importantíssima se você quer que a sua técnica de up selling seja bem sucedida, afinal, isso pode gerar muitos efeitos negativos para a venda.
Oferecer produtos com o valor muito alto, pode acarretar em um desconforto para o seu cliente, pois pode gerar a sensação de que o produto original é muito inferior à oferta escolhida pelo cliente, e pode fazer ele desistir da aquisição.
Outro motivo, é que ao oferecer algo com um alto valor você pode estar saindo da realidade financeiraem que o seu cliente se encontra, gerando constrangimento para o mesmo, o que pode estragar a experiência dele com a sua empresa.
A estratégia de up selling, se aplicada corretamente, com certeza vai render diversas vantagens para o seu negócio, afinal, essa técnica cria relacionamentos mais profundos com os clientes, o que ajuda a fidelizá-los a sua empresa.
E lembre-se sempre de priorizar a experiência do seu cliente com a empresa, o up selling vai te ajudar a obter um maior lucro, mas também serve para melhorar a jornada do consumidor, aumentando a satisfação dele ao final da experiência.
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