7 Dicas para encantar seus clientes

Sumário


Toda empresa que deseja crescer precisa encantar clientes! Seja qual for o segmento de atuação, é indispensável atuar continuamente na missão de encantar os consumidores para que seja possível fidelizar e construir um nome no mercado.

Por isso mesmo, nós trouxemos informações que vão te motivar a trabalhar o encantamento e dicas práticas de como fazê-lo em seu negócio. Confira tudo a seguir e aplique em seu cotidiano!

O que é e qual a importância de encantar clientes?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o encantamento de clientes, para que possa adotar as técnicas necessárias para que a estratégia funcione em seu negócio.

Saber como encantar clientes vai além de um bom produto ou bom atendimento! Na prática, é muito mais que isso. A realidade é que, o cliente que se encanta com o seu negócio é aquele que teve suas próprias expectativas superadas.

Somente satisfazer o que o cliente busca e atender aquilo que ele espera não é suficiente para encantar. E você já deve saber disso na prática!

O encantamento vem justamente ao exceder essas expectativas. Afinal, todo cliente espera encontrar o que busca e ser bem atendido.

Ter um ambiente acolhedor, um vendedor bem treinado, esclarecer as dúvidas do cliente, dar atenção plena, oferecer conforto e poder de escolha durante a compra são fatores que encantam. Assim como, ter um prazo de entrega no e-commerce ágil e ainda chegar antes do combinado encanta.

Percebe como são detalhes sutis que fazem a diferença na experiência do cliente? E isso é de suma importância para o aspecto da fidelização. Uma vez que, o cliente encantado costuma indicar a sua empresa para os amigos e dificilmente irá procurar um concorrente.

Leia mais:

7 dicas práticas para encantar clientes

Agora que já sabe o que é e a importância de encantar clientes, é hora de começar a fazê-lo em seu negócio! E para tal, nós separamos 7 dicas práticas que vão te ajudar, confira:

1. Atendimento de excelência

Todo cliente espera ser atendido bem, mas a excelência é um patamar acima. As pessoas buscam ser tratadas com respeito, desejam ser ouvidas durante o atendimento e desejam encontrar na empresa alguns diferenciais.

Tratar os clientes que costumam gastar mais e frequentemente como VIPs é ótimo para que eles se sintam valorizados e tenham uma boa experiência, viabilizando que sejam fidelizados em sua empresa.

YouTube video

2. Ouça atentamente o cliente

Durante todos os atendimentos, os profissionais precisam estar treinados para ouvirem atentamente seus clientes.

De modo que, possam coletar feedbacks e extrair informações que vão ajudar a conduzir a venda corretamente.

Para encantar o cliente é preciso saber o que ele busca, o que ele precisa e o que ele espera. Por isso mesmo, é indispensável ouvir atentamente em todas as interações.

3. Seja rápido no tempo de resposta

Muitas empresas deixam de encantar o cliente por cometerem erros no atendimento ao cliente causados pela demora na resposta.

Ter uma comunicação ágil, transparente e rápida é indispensável para que seu público consiga exatamente o que busca no contato com a empresa é importante.

Além disso, os prestadores de serviços precisam agir com pontualidade. Uma vez que, isso demonstra respeito pelo cliente e profissionalismo.

O que faz com que a empresa supra todas as expectativas do cliente e entregue justamente o encantamento desejado.

Nos casos em que é necessário que o cliente aguarde algum procedimento, mantenha-o bem informado sobre a necessidade de esperar e o que está acontecendo. Bem como, fique disponível para que o cliente esclareça dúvidas durante o processo de atendimento.

4. Personalize a experiência

Sua empresa tem histórico de vendas? Após ter fechado com um cliente, registre todos os dados sobre aquilo que a pessoa compra.

Por exemplo, uma loja de sapatos que conta com o telefone de uma cliente e o registro de suas últimas compras pode manter contato.

No contato é possível falar “oi fulana, tudo bem? Chegou um modelo novo de calçado no tamanho xx que é o seu estilo, olha as fotos”. E assim, a experiência personalizada promove um ambiente em que a cliente vai querer comprar.

5. Venda é oferecer solução

É importante que toda a equipe esteja consciente de que, vender é entregar ao cliente uma solução e não meramente empurrar um produto.

Portanto, é necessário que todo o time esteja treinado para de fato vender soluções. E isso depende de ouvir o cliente, entender o que ele precisa de fato e oferecer algo que seja compatível.

Caso contrário, a empresa estará apenas empurrando produtos e isso não fideliza ou oferece o resultado pretendido.

6. Trabalhe para evitar frustrações

O cliente não deve ficar chateado, irritado, frustrado ou decepcionado ao longo do processo de compra.

É fundamental que toda empresa que busca encantar ofereça uma experiência positiva e não apenas uma venda realizada com pressa.

O segredo consiste em ouvir o cliente, entender o que ele precisa, oferecer a solução ideal, interagir demonstrando as especificidades daquela solução e muito mais.

De modo que, o cliente entenda que a venda é cuidadosa, feita sob medida e totalmente personalizada para que sua experiência seja positiva.

Em e-commerce, por exemplo, é possível indicar no final da página os produtos complementares ao que está sendo adquirido. Dessa forma, o cliente não sofrerá frustração de comprar um item e não conseguir instalar, por exemplo.

7. Use a tecnologia para te ajudar

A tecnologia ajuda a empresa a ter uma comunicação mais assertiva, eficiente e ágil. Bem como, possibilita personalização de cada atendimento.

É indispensável fazer uso das melhores ferramentas de gestão e de automação para conquistar o resultado pretendido.

De modo que, o cliente tenha sempre todas as expectativas superadas a cada interação com a empresa. Seja qual for o seu nicho, é possível trabalhar melhorando todos os detalhes para que sua empresa consiga efetivamente encantar.

Afinal, clientes encantados com a experiência que a empresa oferece tendem a comprar mais frequentemente, são fiéis e se tornam propagadores da boa fama da empresa. Aproveite as dicas de como encantar clientes para implementar na gestão da empresa onde atua.


Banner do Roadmap de Customer Experience

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na america latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados