7 filmes sobre negócios, empreendedorismo e clientes

Sumário

Os livros são, sem dúvidas, uma excelente informação para empresários. Mas há também muitos filmes de negócios que podem ajudar na inspiração e mostrar o que deve – e o que não deve – ser feito para ter uma carreira de sucesso. 

Há tempos o cinema aborda temas relacionados ao mundo dos negócios. Nem sempre a mensagem é clara: há filmes em que precisamos nos esforçar um pouco para compreender a mensagem por trás da história. 

Porém, de modo geral eles apontam soluções, comportamentos e atitudes que podem servir de inspiração sobre o que fazer e o que não fazer se você deseja ter sucesso com a sua empresa.

Leia mais: 10 Melhores livros de Customer Experience

Veja a lista com os 7 selecionados! 

7 Filmes sobre negócios, empreendedorismo e clientes

1. À procura da felicidade – The Pursuit of Happyness (2006)

À Procura da Felicidade é um filme de 2006 que aborda de maneira muito poética e elegante as estratégias para superar as dificuldades e realizar um sonho empreendedor.

A história conta a vida de Chris Gardner (Will Smith), um homem que perde tudo o que tem, mas mantém viva a vontade de ser investidor na Bolsa de Valores. 

Uma das principais mensagens do filme é que o personagem não aceita um “plano B”. Ou seja, ele não aceita desviar-se de seus objetivos, ainda que pareçam impossíveis a princípio. 

O lema é batalhar para ser o melhor e transformar qualquer segunda alternativa em um plano A, de modo que, ao final, ele chegue aonde realmente almeja. 

YouTube video

2. Joy: O nome do sucesso – Joy (2015)

O longa-metragem traz à tona um tema de extrema importância para o mundo atual: o empreendedorismo feminino. Também é uma história baseada em fatos que traz inúmeros ensinamentos para quem deseja empreender. 

Joy Mangano (Jennifer Lawrence) é uma mulher subjugada que se apega a sua criatividade para lançar o esfregão Miracle Mop. O diferencial é que ele se contorce sozinho, facilitando muito os trabalhos domésticos. 

Após apresentar a ideia em um programa de televisão de grande audiência, Joy se depara com um imenso sucesso, quando o seu produto milagroso se transforma em uma febre nos Estados Unidos. 

A história mostra como pequenos insights podem gerar grandes ideias e o quanto é importante estar preparado para abraçar as oportunidades quando elas surgirem. 

YouTube video

3. O poderoso Chefão (1972)

Um dos filmes mais importantes do cinema mundial é também uma grande referência e um dos melhores filmes de negócios de todos os tempos.

Embora ali as práticas sejam ilícitas, já que a família Corleone atua como no tráfico, é possível tirar ótimas lições sobre empreendedorismos.

A começar pela frase mais icônica da trilogia dirigida por Francis Coppola “keep your friends close and your enemies closer” (mantenha os amigos por perto e os inimigos ainda mais perto).

O insight por trás dessa frase é bem óbvio: fique de olho na concorrência. Observar os seus concorrentes diretos é uma estratégia essencial para crescer e se desenvolver no mercado. 

Entendendo quem são seus concorrentes e quais são as estratégias usadas por eles, você não apenas pode se inspirar, mas também pode buscar meios de inovar e surpreender a clientela, saindo na frente na hora de propor as melhores soluções. 

Outra lição importante está na frase “farei uma proposta que você não pode recusar”. A ideia aqui é justamente criar argumentos que sejam irrefutáveis, e que, portanto, facilitem o fechamento de negócios.

YouTube video

4. Fome de poder – The Founder (2016)

The Founder é uma verdadeira aula de negócios e empreendedorismo com a qual o cinema nos presenteou. Sem dúvidas, um dos melhores filmes de negócios que você verá. 

O filme relata detalhes reais que levaram o McDonald’s a se tornar a maior rede de fast food do mercado americano e, posteriormente, ganhando o mundo. 

Um dos pontos mais importantes mostrados pelo filme é que os irmãos McDonald entenderam que não podiam entregar um produto muito especial. Ao final das contas, o lanche que eles vendiam era muito parecido com todos os outros. 

Porém, eles focaram em um diferencial considerado essencial pelo público-alvo: a agilidade. Isso acabou atraindo uma imensidão de consumidores que transformou a marca em um fenômeno mundial. 

Leia mais: 5 melhores cases de CX do Brasil

YouTube video

5. Ford Vs Ferrari (2019)

Conhecemos Ford e Ferrari como dois nomes especialmente importantes em esportes de velocidade automobilística.

Mas o que o filme nos mostra é a busca da Ford para conseguir lançar o veículo mais rápido do mundo em apenas um ano, visando recuperar as suas vendas que tinham caído. 

A ideia era justamente atrelar o nome da marca à Fórmula 1. Mas o que isso nos ensina a respeito dos negócios? O principal ponto é: tradição e experiência não é tudo. 

A Ford entrou em um mercado que já estava dominado pela Ferrari, uma marca tradicional e queridinha do público. No entanto, com esforço, coragem e muita pesquisa de mercado, a Ford conseguiu se lançar com força igual ou maior.

Leia mais: Melhores Cursos de Customer Success e Customer Experience

YouTube video

6. A Rede social (2010)

Se hoje falamos tanto de marketing digital e o impacto das redes sociais no comportamento de consumo é porque lá em 2003 um jovem estudante colocou em prática o seu projeto universitário.

Estamos falando de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook. 

O filme mostra como o rapaz, inseguro, mas persistente, acreditou em seu plano e colocou em ação mesmo quando todos consideravam aquilo uma loucura.

YouTube video

7. A vida e a História de Madame Cj Walker (2019)

Mais um caso de empreendedorismo feminino especialmente inspirador. Nele, conhecemos Madame Cj Walker, a primeira mulher americana negra a conquistar o patrimônio de 1 milhão de dólares. 

Ela ficou famosa por desenvolver uma linha de produtos para cabelos negros após sofrer um caso de racismo ao tentar se tornar revendedora de um produto do qual ela mesma era consumidora. 

Impulsionada pela situação criminosa da qual foi vítima, Walker mergulha em seu sonho e passa de filha de imigrantes escravos a uma grande e poderosa empreendedora. 

A história é contada não como um dos filmes de negócios, mas sim uma minissérie disponível na Netflix. Uma verdadeira lição de empreendedorismo, empatia e conhecimento do público. 

Essas são as nossas dicas de filmes de negócios que você pode conhecer para se inspirar. São histórias que mostram não somente o fator empreendedor, mas também o quanto o feeling e a resiliência humana são elementos essenciais do sucesso

YouTube video

A sua jornada profissional no mundo dos clientes começa conosco! Conheça nossos cursos.

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados