5 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente

Sumário

Hoje em dia o relacionamento com o cliente é um dos principais pontos de observação quando o assunto é performance e desempenho de uma marca.

Entender como e quando agradar seu público, sem dúvidas, traz bons resultados para o seu negócio. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre esse assunto, preparamos este blog post para você conhecer 5 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente.

Vamos!?

O que é relacionamento com o cliente?

O relacionamento com o cliente é um conceito que representa a conexão desenvolvida entre uma empresa e a sua persona. Por outro lado, a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, aquele mesmo público que você definiu lá atrás no plano de negócio.

Ao relacionar seu público-alvo e suas eventuais preferências é inevitável que o alcance da sua marca aumente. Isso ocorre porque esse tipo de informação te ajuda a traçar estratégias e ações mais assertivas na hora de fidelizar seus clientes.

Além, é claro, de entender a satisfação que seus produtos geraram no mercado consumidor, o que poderia te levar a fazer alterações ou melhorias.

Para que isso aconteça com sucesso, é essencial que o primeiro passo seja melhorar sua comunicação empresarial. Dessa forma, se seu cliente for o foco da sua atenção as vantagens que retornam para sua empresa serão inúmeros.

Como melhorar o relacionamento com o seu cliente

Bom, preparamos esse tópico com algumas dicas importantes para te ajudar a implementar essa ideia no seu empreendimento.

1 – Experiência do cliente

A experiência do cliente é um conceito hoje em dia relacionado com várias vertentes de negócios. Por esse motivo, é importante compreender essa definição para saber como seu perfil de negócio pode encabeçar esse tipo de processo.

De forma simples, o Customer Experience ou Experiência do Cliente é o resultado da interação ocorrida entre a empresa e o seu consumidor.

Vale ressaltar que esse conceito vai desde o momento em que seu cliente descobre sua marca até sua jornada final no pós-compra.

Só nessa breve explicação já dá pra saber que uma empresa que quer melhorar a experiência do seus clientes precisa, em primeiro lugar, melhorar sua operação de atendimento.

Esse tipo de investimento significa, também, investir a longo prazo, uma vez que, se a experiência do cliente for positiva com a marca, haverá um processo espontâneo de fidelização.

Por isso, mantenha mais canais de atendimento para que seu público não fique horas na fila de atendimento, mantenha seus colaboradores bem treinados e preparados para melhor atender, ofereça solução para qualquer problema, mostre empatia na hora da venda e tenha em mãos boas ferramentas tecnológicas.

2 – Jornada de compra

A Jornada de Compra é um uma ideia atrelada à experiência do cliente, pois é justamente o conceito que engloba todas as etapas e vivências do consumidor com a marca.

Em suma, essa jornada se refere à experiência completa do consumidor, sendo também responsável por gerar o entendimento necessário que gera valor agregado para o seu serviço/produto.

Mas, como assim “valor agregado”?

Quando uma empresa participa ativamente da trajetória do seu cliente é mais fácil entender quais as preferências que fazem com que sua audiência permaneça e cresça cada vez mais.

A dica para esse tópico é esquecer o processo mecanizado e focar na personalização. Cada pessoa é única e, por isso, requer atenções diferentes. Entenda quem são as pessoas que sua empresa quer atingir e faça de tudo por elas.

E o cliente que se manteve fiel? Você pode provocar um Wow Moment ou até mesmo promoções diferenciadas para quem já está com você há muito tempo.

3 – CRM (Customer Relationship Management)

O CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégicas de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

Basicamente, ele armazena as informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc. Além disso, a ferramenta também reúne e integra dados valiosos para reparar e atualizar sua equipe de atendimento com informações pessoais, históricos e preferências de compras.

Para além dessas teorias, essa sigla engloba diversas ferramentas em uma única plataforma para gerir toda a jornada entre empresa e consumidor.

Esse recursos vai de encontro com as ideias propostas da Inteligência de negócios, fornecendo informações cruciais para tomada de decisão e melhorias dentro da empresas.

Vale ressaltar que todo esse processo é importante em qualquer perfil de negócio, sendo muito utilizado em startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações.

4 – Omnichannel

A estratégia omnichannel é um processo de transformação digital que tem impacto direto na satisfação do público. Isso acontece porque cada vez mais o ambiente virtual ganha espaço no nosso dia a dia.

Para empresas que tenham um público jovem, por exemplo, a comunicação virtual é muito mais importante do que as centrais de atendimento.

Contudo, se acontecer algum problema mais significativo, mesmo os mais jovens optam por uma ligação para a central de suporte e atendimento.

Por mais que sites, redes sociais e qualquer outro meio de comunicação virtual ofereçam inúmeras vantagens e consigam dar conta dos atendimento, um sistema de telefonia ainda é importante.

Basicamente, esse é o papel do omnichannel: unir os canais de atendimento, sejam eles virtuais ou físicos em único lugar.

Esse tipo de atendimento integrado conduz melhor seu relacionamento com o cliente, representando um ganho valioso para sua empresa que cresce com uma marca positiva para o mercado.

5- Gatilhos de vendas

O termo gatilho faz referência a um conjunto de técnicas que têm como objetivo despertar algum interesse nas pessoas.

Seja para aprender ou para comprar, essas técnicas procuram imprimir um sentimento de urgência nas pessoas, tal qual passa ser extremamente necessário não perder essa oportunidade.

As grandes marcas, por exemplo, buscam sempre validar a importância e a qualidade dos seus serviços através de gatilhos mentais, promoções e estratégias de endomarketing.

Se engana quem pensa que essa técnica é usada apenas em momentos específicos como a Black Friday. Os gatilhos de vendas assumem diversas formas e podem ser usados o tempo todo, independente da data comemorativa para o comércio.

Mostre para seu público os motivos que fazem com que sua empresa seja a melhor do mercado e porquê ele deve comprar seu produto. Pense em formas de atraí-lo e procure sempre encontrar o lead certo!

Por que melhorar seu relacionamento com o cliente?

Você sabia que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que preço ou a qualidade dos produtos? Ou até mesmo já ouviu falar que de 7 a cada 10 consumidores dizem que pagariam mais caro por produtos de empresas que tenham um ótimo serviço de atendimento?

Com o contexto em que vivemos, essas expectativas têm um valor importantíssimo para as empresas que querem ganhar mais espaço no mercado.

O cuidado especial com o relacionamento com o cliente, por exemplo, é necessário para sinalizar para o público como sua empresa está preocupada em abraçar suas necessidades.

E para além da tecnologia, manter essa proximidade te ajuda a consolidar um vínculo mais duradoura, tornando seu cliente um legítimo defensor da sua marca. Por isso, mostrar empatia e vontade em solucionar eventuais questões também faz parte de um bom plano de negócio baseado na Cultura Customer Centric.

Isso tudo vai de encontro com os conceitos relacionados a experiência do cliente e a jornada de compra e, com isso, você já tem dois pontos de direcionamento para começar a melhorar sua relação com seu público.

Viu como existem diferentes oportunidades para manter uma boa estratégia de fidelização e prospecção para sua empresa?

O que mais dificulta o processo é o andamento, por isso, saiba que há inúmeros obstáculos que podem ocorrer ao longo deste trabalho. O importante é não desanimar. Tenha motivação, perspicácia e, principalmente, inteligência de negócio, utilizando os dados ao seu favor.

Considerações Finais

Em um ambiente de constantes mudanças, como o momento que estamos enfrentando, é fundamental estar antenado às tendências, tecnológicas e ferramentas disponíveis no mercado.

Assim, você oferece vantagens competitivas que diferenciam o seu negócio dos concorrentes. Esperamos que você tenha gostado desse post. Não esqueça de compartilhar e comentar sobre esse conteúdo com outros profissionais que você conhece.

Conteúdo elaborado pela equipe da Nvoip, plataforma de comunicação de Voz, SMS e API.

 

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados