logo CS Academy branco

Remuneração variável para a Equipe de CS: saiba como compensar seu time

Sumário

Você sabia que pode haver Remuneração variável para a equipe CS? Essa é uma forma de reconhecer os esforços e estimular que os profissionais mantenham o empenho e os bons resultados.

Se você acompanha o nosso blog já deve saber que o profissional que trabalha com Customer Success tem um papel fundamental dentro da empresa. Ele representa muito mais do que um atendimento/acompanhamento de qualidade aos seus clientes.

Pensando nisso, valorizar a sua equipe é algo crucial. E para quem pensa em gerenciar um time de Sucesso do Cliente, entender mais sobre o Comissionamento para a Equipe de CS pode ser uma forma de se aprofundar mais na gestão e, por consequência, reduzir o churn.

Como funciona a remuneração variável para equipe de CS?

O sistema de remuneração variável é muito comum em diversas áreas. Em especial para aquelas que demandam maior conhecimento, experiência e dedicação dos profissionais. São funções indispensáveis e que impactam diretamente a receita empresarial.

A equipe de CS se encaixa em tudo isso. Além de acompanhar os clientes em sua jornada, esses profissionais também são responsáveis por fidelizar e estimular o avanço dos clientes.

Sendo assim, os profissionais de CS acabam gerando receita e contribuem com o sucesso do negócio como um todo. Pensando nisso, a Remuneração variável para a equipe CS se torna quase um caminho óbvio a se seguir.

Como funciona?

O funcionamento é variável e pode mudar de empresa para empresa. Mas basicamente ele vai se referir a retenção e os resultados entregues pelo profissional.

No entanto, esse profissional geralmente tem várias atribuições, e o gestor pode ter dificuldade em identificar quais ações são passíveis de comissionamento.

No Brasil, um profissional de CS fatura entre 1.500 e 6 mil reais ao mês, dependendo da sua experiência, hierarquia, região do país, porte da empresa etc. Mas considerando essa margem de salário, podemos dizer que em alguns casos a comissão chega a 50% do valor mensal da remuneração. Incrível!

Pense no quanto a sua equipe se sentiria mais valorizada e até empolgada com um benefício como esse.

Veja a seguir como criar um sistema de Remuneração variável para a equipe CS.

Criando a Remuneração Variável para a Equipe de CS

A primeira coisa importante a fazer na hora de estruturar uma Remuneração variável para a equipe CS é definir quais são as ações passíveis de comissão. Algumas das opções são:

1) Desempenho da equipe:

Algumas empresas costumam adotar o modelo de remuneração variável considerando o desempenho da equipe. Esse é um modelo de comissionamento muito comum em vendas, e que pode servir em CS também.

O grande problema é que ele não bonifica individualmente quem se destaca e nem ajuda o próprio gestor a entender quem da equipe está entregando o melhor resultado. Também acaba não estimulando melhorias, já que todos faturam independente de seu desempenho.

2) Upsells:

Você também pode considerar o número de upsells como determinante para remunerar ou comissionar individualmente. Afinal, aqueles profissionais que conseguem gerar expansões e melhorias de planos de assinatura provam fazer um excelente trabalho de advocacia.

3) Renovações:

Outra possibilidade é bonificar os membros da equipe que conseguem realizar mais renovações de contrato, reduzindo a temida taxa de churn. Isso motiva outros profissionais a investirem nessa manutenção de contratos e traz ótimos resultados para o negócio.

4) Net Promoter Score:

O NPS é um indicador muito importante sobre a impressão do cliente a respeito da empresa. Se um determinado cliente mantém excelentes pontos em NPS provavelmente o CSM responsável pela conta está entregando um trabalho de boa qualidade.

Calculadora NPS da CS Academy.

Conte com um software para obter dados precisos

Para que você consiga estabelecer um Comissionamento para a Equipe de CS que seja coerente, é preciso obter dados seguros. Para isso, é importante contar com uma ferramenta de Customer Success que entregue relatórios e informações completas.

Contar com um software de qualidade facilita muito a gestão de pessoas, o que permite entender melhor o desempenho individual e coletivo de sua equipe de CS.

Quando aumentar a remuneração do CS?

Para muitos gestores fica a dúvida sobre qual é o melhor momento para aumentar a remuneração da equipe de CS. Bem, a resposta para essa pergunta é: depende.

Existem muitos fatores que precisam ser considerados nesse aspecto. Para facilitar é interessante estruturar um plano de carreira com diferentes níveis de CSM’s.

Para tanto, é preciso definir quais exigências cabem a cada nível e trabalhar com a equipe para que consigam se superar e promover essas melhorias.

Acompanhe o mercado:

Outro ponto importantíssimo é acompanhar a remuneração do mercado. Se você quer fidelizar uma equipe competente e qualificada deve superar as expectativas.

Lembre-se que se os profissionais não se sentirem valorizados podem facilmente encontrar outras oportunidades. A rotatividade compromete muito a qualidade de trabalho de um departamento de Customer Success.

Compartilhe as informações

Não podemos deixar de citar a importância da comunicação em um sistema de remuneração variável para a equipe de CS.

Qualquer que seja a estratégia adotada para melhorar o faturamento da equipe deve ser compartilhada com todos os membros. Todo mundo deve saber quais requisitos e quais exigências devem cumprir para receber bonificações.

Uma forma de fazer isso é criar planilhas que apresentem as expectativas da empresa. Compartilhe com todos e oriente aqueles que demonstrarem dúvidas sobre o processo.

Vale a pena receber por comissão?

Aqui conversamos exclusivamente com o profissional de CS. Sabemos que essa é uma função que requer muita dedicação e muito engajamento. É nesse sentido que o profissional de CS se destaca como um dos alicerces da empresa.

A remuneração variável para a equipe de CS surge, portanto, como uma alternativa interessante para melhorar o salário e manter a equipe engajada. Para quem quer ingressar no mercado pode ser mais um atrativo interessante.

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados