Transformação digital: Quais os desafios para gestores customer centric?

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A era da digitalização começou e com ela veio a transformação digital, ela acelerou os comportamentos de consumo, mas alterou a visão sobre o ambiente de trabalho e os relacionamentos, abrindo espaço para a queda das barreiras entre o espaço físico e digital. Essa junção fez e faz com que o cliente busque autonomia, experiências e respostas rÔpidas.

Para as organizações isso significa alterar a cultura e repensar processos operacionais, porque a transformação digital não é apenas um avanço tecnológico, mas uma mudança intensa da forma como se entrega valor ao consumidor

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O que é transformação digital?

Transformação digital é o processo de integrar tecnologias digitais aos setores de uma organização, estÔ ligado à adoção de ferramentas digitais, como o uso de IA e big data. Mas não se engane, esse processo vai além da implantação de novas tecnologias, envolve repensar processos e melhorar o relacionamento do cliente, para atuar de forma mais assertiva e eficiente.

O que isso significa em um contexto customer-centric?

Com o avanço tecnológico, os clientes esperam maior disponibilidade e variação de serviços, especialmente quando falamos de canais digitais. A transformação digital proporciona melhorias no atendimento por meio dos fluxos de automação e de uma jornada do cliente mais integrada e personalizada, antecipando necessidades e entregando uma experiência de qualidade ao consumidor.

Transformação digital e os principais desafios para gestores orientados ao cliente

A transformação digital ampliou a melhoria na jornada e as possibilidades de personalização, mas também trouxe dificuldades para os gestores que desejam preservar a centralidade do cliente na tomada de decisão. Então além de lidar com as mudanças internas, esses gestores precisam guiar e preparar as equipes para entregar experiências coerentes com o mercado.

Cultura organizacional e mindset centrado no cliente

A mudança cultural é um dos passos mais complexos da transformação digital, muitos gestores encontram dificuldades internas que atrapalham o desenvolvimento de uma cultura digital voltada para a centralidade do cliente, como:

  • ResistĆŖncia Ć  mudanƧa: colaboradores habituados a processos tradicionais ficam relutantes a novos mĆ©todos e tecnologias.
  • Silos funcionais: sĆ£o as Ć”reas da organização que estĆ£o mal alinhadas, prejudicando a jornada do cliente e gerando experiĆŖncias desconexas.  
  • Falta de foco no cliente: tomar decisƵes baseadas em ā€œachismosā€, e nĆ£o em dados concretos ou feedbacks do consumidor.
  • Prioridades desalinhadas: implementar iniciativas digitais sem considerar o impacto direto na experiĆŖncia do cliente.

Integração de tecnologia e dados para entender o cliente

A transformação digital requer que as empresas incluam sistemas, tecnologias e fontes de dados para gerar uma visão completa do cliente. A dificuldade é conectar as informações soltas, unificar a jornada e transformar dados em ideias rentaveis.

Sem essa inclusão digital, a organização perde a capacidade de personalizar a experiência do cliente e antecipar as possíveis necessidades.

Capacitação e habilidades da equipe de Customer Success e Customer Experience

Mesmo com poder aquisitivo para novas tecnologias, muitas equipes não conseguem acompanhar a transformação digital. A falta de skills digitais, a dificuldade de reter talentos e a necessidade de treinamentos contínuos se tornam grandes obstÔculos.

Por isso, o mercado de trabalho passa a exigir profissionais mais analƭticos, guiados por dados e capazes de usar ferramentas digitais de forma estratƩgica.

Competição e aceleração das mudanças no mercado

Esse avanço tecnológico ampliou a concorrência e a competitividade, jÔ que os consumidores passaram a ter mais opções no mercado, assim, provocando a perda de espaço das empresas que não acompanham a velocidade das mudanças. Quando falamos de concorrentes, devemos levar em conta as novas organizações que jÔ nascem com processos mais Ôgeis e centrados nos dados.

Como conduzir a transformação digital com foco no cliente?

Para implementar a transformação digital voltada para o cliente, a organização precisa de muito planejamento e alinhamento interno. Veja um passo a passo:

  1. FaƧa um roadmap: O primeiro passo Ʃ criar um roadmap (roteiro) estruturado e centrado no cliente para identificar as prioridades e falhas no processo atual.
  2. De pequenos passos: O segundo passo Ć© fazer pequenos avanƧos, realizar testes em pequena escala e depois expandir. 
  3. Mapear a jornada: O terceiro passo Ć© ter uma jornada do cliente bem mapeada, assim conseguirĆ” identificar as oportunidades de melhoria.
  4. Uso os dados: O último passo é desenvolver profissionais mais analíticos que usem os dados para personalizar a experiência e tomar decisões mais assertivas.

Saiba mais: O que Ć© um roadmap?

Transformação digital e o universo Customer Centric

A transformação digital em sua essência vai muito além de um projeto de melhoria da Ôrea de TI, é uma transformação estratégica pensada na centralidade do cliente que repensa processos, modelo de negócio e a sustentabilidade da organização.

E você, faz parte do grupo de pessoas que é resistente à transformação digital ou essa cultura jÔ faz parte da sua rotina?

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