7 tendĂȘncias de Customer Success para 2022

Como manter clientes fiĂ©is e cativos? Essa Ă© uma pergunta que muitas empresas se fazem e poucas encontram a resposta correta. A verdade Ă© que focar em estratĂ©gias de Customer Success se tornou uma tendĂȘncia fundamental para obter esse tipo de resultado.

O cliente nĂŁo estĂĄ mais preocupado apenas com preço. Na verdade, hoje em dia as pessoas preferem pagar um pouco mais se puderem contar com o conforto de uma experiĂȘncia exemplar, ao invĂ©s de economizar e viver momentos traumĂĄticos durante a compra.

Hoje vocĂȘ vai conhecer uma lista com as 7 tendĂȘncias de Customer Success para 2022. SĂŁo os principais motivos para que vocĂȘ aposte em CS e foque as energias da empresa em atender seus clientes com plena qualidade.

7 tendĂȘncias de Customer Success que todo empresĂĄrio precisa conhecer

A sua empresa oferece Ăłtimos serviços, um bom atendimento e tem preços competitivos. Ainda assim, vocĂȘ percebe que nĂŁo consegue se destacar no mercado tampouco se tornar a autoridade que tanto sonha. É hora de investir em Customer Success. Veja quais sĂŁo as principais tendĂȘncias nesse sentido.

Atendimento online exemplar:

As pessoas estão cada vez mais conectadas. Pensando nisso, muito da interação do cliente pode ocorrer justamente através da internet. Por isso, a sua empresa deve garantir um atendimento exemplar por todos os canais, usando de ferramentas que otimizem a comunicação.

Atendimento humano:

Ainda que a automatização de algumas etapas do atendimento seja essencial para agilizar o processo e garantir um atendimento de qualidade, é importante manter pontos de contato humano.

Se um cliente liga para registrar uma reclamação ou tem um problema com o seu produto, por exemplo, e precisa de suporte, ele provavelmente espera ser atendido por um funcionårio real, e não um robÎ.

AnĂĄlises e dados preditivos:

Também é importante utilizar a tecnologia com finalidade preditiva. Ou seja, ela pode antecipar situaçÔes e a partir de um histórico, verificando o que aconteceu no passado. O mesmo vale para o chamado machine learning, uma tecnologia que programa o sistema para identificar padrÔes e propor soluçÔes.

VisĂŁo 360Âș:

Integrar dados Ă© crucial e uma das tendĂȘncias em Customer Success que podem garantir o sucesso de sua empresa. Quanto mais informaçÔes vocĂȘ tiver – organizada e reunida – durante um atendimento, maiores sĂŁo as chances de oferecer exatamente o que o seu cliente espera.

Customer Centric – uma das principais tendĂȘncias do ano

É quase impossĂ­vel falarmos em Customer Success sem considerarmos o quĂŁo importante Ă© desenvolver uma cultura de Customer Centric em sua empresa.

Nessa cultura, o cliente passa a ser a fonte principal das açÔes. É para ele e por ele que a empresa se move, que a equipe trabalha e que novas soluçÔes sĂŁo propostas.

Com a concorrĂȘncia assĂ­dua e a possibilidade de o cliente migrar para outra empresa com apenas alguns cliques, mostrar que ele Ă© o bem mais precioso para a sua marca Ă© algo essencial.

Para isso, porĂ©m, vocĂȘ deve pensar em uma forma de conhecer profundamente a sua audiĂȘncia, identificar as suas demandas e definir como atendĂȘ-las de forma criativa e insubstituĂ­vel.

Business Intelligence:

Business intelligence (BI) Ă© um jeito de organizar, compartilhar e armazenar dados que permite maior agilidade e eficĂĄcia em todos os processos, e apesar de as vezes ser confundido com Customer Intelligence (CI), sĂŁo metodologias destintas.

Em outras palavras, Ă© um jeito de garantir que a sua equipe consiga usar as informaçÔes de forma correta e organizada. Afinal, de que vale ter um monte de dados se eles nĂŁo sĂŁo encontrados quando vocĂȘ precisa?

BI também é responsåvel por garantir maior produtividade, uma vez que coloca a disposição do colaborador tudo o que ele precisa para elaborar um atendimento de primeiríssima qualidade.

Sistema prĂłprio para Customer Success:

Por fim, investir em um sistema de Customer Success Ă© algo que aponta como uma tendĂȘncia para esse nicho. Ele justamente centraliza informaçÔes, automatiza processos e gera relatĂłrios que podem ajudar a moldar as melhores açÔes em prol de seu cliente.

Esses softwares oferecem tambĂ©m relatĂłrios e retratos sobre a saĂșde do cliente, ou seja, o quanto esse cliente estĂĄ feliz, ativo e interessado em sua empresa. Basicamente eles oferecem insights para que a empresa consiga melhorar as suas estratĂ©gias.

Por que o Customer Success Ă© tĂŁo importante?

Diferentemente de outras estratĂ©gias que tĂȘm como finalidade apenas conquistar o cliente, o CS estĂĄ voltado especificamente para a retenção. Isso quer dizer que alĂ©m de o cliente consumir, ele precisa se manter ativo e satisfeito com a empresa.

Para garantir o “sucesso do cliente”, Ă© preciso manter uma atenção plena acerca das demandas de seu cliente. É fundamental conhecer bem essa persona e saber como atendĂȘ-la da melhor forma. Para isso, pergunte-se:

  • O que o seu consumidor espera obter com o seu produto/ serviço?
  • Quais sĂŁo as expectativas dele ao comprar?
  • Quais sĂŁo suas reais necessidades?

Essas perguntas sĂł podem ser respondidas se houver uma anĂĄlise cuidadosa sobre quem Ă© o seu cliente e o que ele realmente espera encontrar para se sentir satisfeito. Existem diversos aspectos que podem impactar, tais como:

  • Bom funcionamento do site;
  • Bom atendimento;
  • Preço competitivo;
  • Melhores condiçÔes etc;

Mas hĂĄ tambĂ©m questĂ”es subjetivas relacionadas a isso. O cliente valoriza a experiĂȘncia vivida no ato da compra, a sensação de adquirir algo novo que ele quer muito e que vem planejando hĂĄ tempos. E essa expectativa nĂŁo pode ser frustrada.

O cliente almeja esse sucesso. É parte da função da empresa garantir isso. Customer Success Ă© hoje uma das açÔes mais importantes para quem quer se destacar e ganhar notoriedade no mercado. Acesse o site da CS Academy e descubra os melhores cursos de CS e CX e torne-se um mestre em fidelizar clientes.

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