Como a experiência do produto impulsiona a receita do negócio

Sumário

A experiência do produto é um conceito relativamente recente, mas que faz muita diferença para impulsionar a receita de um negócio.

Entender e explorar esse conceito no cotidiano de sua empresa é crucial para que os resultados possam ser expressivos.

Pensando nisso, nós trouxemos todos os detalhes sobre a experiência do produto, de modo que, conheça e aplique o método ideal para melhorar o atendimento das necessidades e demandas de seus clientes.

O que é a experiência do produto?

O conceito de experiência do produto surge para atender as demandas de clientes modernos.

Afinal, com um amplo espectro de opções de produtos, acesso praticamente ilimitado à informação e com a possibilidade de comprar de qualquer lugar que entregue em seu endereço,
o cliente passa a procurar produtos que proporcionam a melhor experiência de compra.

O consumidor na era virtual tem um comportamento diferente daqueles que adentravam uma loja e descobriram um produto de acordo com o que o vendedor informava.

Portanto, a experiência do produto passa a ser algo fundamental para que o cliente compre, se fidelize e goste da marca, se encantando com o item desde a primeira interação.

A experiência do produto consiste em melhorar parte da jornada do consumidor, quando ele está tendo contato direto com o produto adquirido.

Em resumo, podemos dizer que a empresa precisa adotar como postura a “experiência” de sua marca. Como a Coca Cola faz todos os anos ao mostrar a experiência de abrir um refrigerante da marca na comemoração de Natal em família, por exemplo.

Grandes empresas como Adidas, Heineken, Coca Cola e Apple já não vendem seus produtos e sim a experiência de uso deles. Com isso, se destacam mesmo tendo preço acima dos concorrentes.

Experiência do produto na prática: entenda a construção

Ao explorar a experiência do produto, a marca explora em sua campanha publicitária as sensações que a aquisição de um item da marca é capaz de proporcionar.

Mas nesse caso, é preciso ter muito cuidado com a transparência na comunicação. Não adianta vender seu tênis como o mais macio que o cliente já experimentou e ele ser rígido!

Criar uma campanha e frustrar a expectativa que a marca criou pode desencadear um sério problema de confiança que arruína suas possibilidades de vendas.

Portanto, é interessante focar na experiência que o produto ou a marca pode realmente oferecer ao cliente.

De modo que, construa esse tipo de expectativa e possa cumprir com o que promete. Oferecendo ao cliente uma experiência de produto realista e que satisfaça o cliente, criando uma relação de confiança e fidelidade.

Para tal, é preciso investir na qualidade do produto e não apenas na propaganda dele. Afinal, o cliente espera ter o impacto que a propaganda promete.

Além disso, é preciso focar em um ponto específico para gerar esse encantamento esperado.

Seja na qualidade, durabilidade, conforto, qualquer característica na qual a marca se posiciona como uma especialista em oferecer ao cliente através de seus produtos ou experiências.

Uma empresa de faxinas, por exemplo, pode usar perfume único que dá a sensação de conforto quando o cliente chega em casa e sente o aroma de limpeza, sendo esse o foco de sua experiência. Portanto, não é algo limitado aos produtos, podendo ser um conceito aplicado ao segmento de serviços.

A experiência diferencia a marca entre os concorrentes

A principal importância de investir na experiência do cliente é justamente o fato de ser algo usado para diferenciar a sua empresa de toda a concorrência.

Só a Coca Cola é capaz de oferecer o momento “uau” de abrir uma de suas garrafas de refrigerante. Nenhuma outra empresa de grande porte de refrigerantes investe na experiência como ela. E por isso mesmo, é uma líder de mercado que segue invicta ao longo dos anos.

Quando uma empresa é eficiente em investir para se diferenciar competitivamente de todos os seus concorrentes, ela alcança um patamar quase inatingível.

É o caso da Apple, Coca Cola e todas as outras empresas já citadas aqui. Afinal, a experiência do produto cria uma imagem muito forte no imaginário do cliente.

E por isso mesmo, é algo de suma importância para sobrevivência das empresas dentro de um mercado cada vez mais competitivo.

YouTube video

Como pode ser usado para impulsionar a receita da empresa?

A experiência do produto é algo marcante, que satisfaz o cliente em todos os quesitos e que gera desejo de continuar tendo a mesma experiência novamente.

Isso significa dizer que é possível se diferenciar competitivamente e cobrar mais caro por seu produto sabendo que os clientes estarão sedentos por ele.

É o caso das pessoas que fazem fila para comprar novos lançamentos da Apple e Adidas. Assim como, as pessoas que preferem comprar cerveja Heineken e refrigerante Coca Cola mesmo tendo várias outras opções pela metade do preço nos supermercados e restaurantes.

A experiência que a pessoa usufrui ao consumir o produto a impulsiona a continuar pagando mais caro por aquele que é líder de mercado.

E isso impacta positivamente no caixa da empresa que não apenas irá se destacar, como também, consegue faturar muito mais todos os meses aproveitando essa diferenciação que criou para si.

De modo que, nenhum outro concorrente consiga alcançar esse patamar de sucesso. Gerando um resultado diferenciado para o seu negócio, que alavanca as vendas.

Invista em melhorar seu negócio a partir da estratégia

Agora que já entende a experiência do produto e compreende como ele impacta o negócio, é hora de aplicar em seu negócio.

Os gestores podem investigar seus clientes, tentando entender o que eles buscam como solução quando compram o produto ou serviço.

Na sequência, é preciso investir em inovação para que seu produto alcance um diferencial que seja usado posteriormente para oferecer a experiência do consumidor.

O processo de desenvolver essa experiência não é simples ou rápido. Mas é algo importante para que sua empresa possa alcançar um patamar de sucesso elevado.

Afinal, é importante ser uma empresa reconhecida, com qualidade e que entrega o que o cliente espera.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação customer centric na américa latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados