Conheça as principais ferramentas para o setor de atendimento ao cliente

Sumário

O setor de atendimento ao cliente é fundamental para o crescimento de uma organização. Tendo em vista que, a empresa precisa de profissionais capacitados, eficientes e bem treinados para que seja possível fidelizar compradores e ter sucesso nos negócios.

Portanto, é pensando na qualidade do setor que trouxemos informações e dicas sobre as principais ferramentas de atendimento e suporte ao cliente. De modo que, sirvam como inspiração para que possam ser aplicadas no cotidiano de seu negócio.

Setor de Atendimento ao Cliente: Entenda a dinâmica e importância

Primeiramente é preciso entender um pouco sobre a dinâmica e importância do setor de
atendimento ao cliente.

Tendo em vista que, é um setor responsável pelo contato do cliente com a empresa, geralmente após a experiência da compra já ter sido concluída. A equipe é responsável por guiar toda a interação na etapa
pós-vendas.

Também não é raro que o setor seja procurado por potenciais clientes que querem tirar dúvidas antes de fazer a aquisição.

Portanto, é um setor crucial para um negócio. Uma vez que, lida diretamente com os clientes e consequentemente é responsável pela imagem que o público terá da marca.

O que faz com que seja importantíssimo que todos os profissionais de atendimento e suporte sejam bem treinados. Bem como, tenham acesso a modernas ferramentas de trabalho.

De modo que, seja possível ter um bom resultado na qualidade de atendimento ao cliente. Garantindo que o público tenha uma interação rápida, eficaz, resolutiva e que deixe uma boa imagem como resultado de todo o processo de contato entre empresa e cliente.

YouTube video

Principais ferramentas para o setor de atendimento ao cliente

Por ser um time tão necessário e estratégico para qualquer empresa, é importante investir em ferramentas para o setor de atendimento ao cliente. De modo que, a equipe possa ter as melhores condições de trabalho e diante disso, consiga entregar bons resultados.

O mercado está repleto de ferramentas para o setor, pensando nisso, trouxemos mais informações sobre algumas opções disponíveis:

1. Service desk

O service desk é um serviço abrangente, que oferece recursos de atendimento de alta performance e soluções para os clientes finais.

Dessa forma, é possível garantir um atendimento de qualidade, com baixo custo e com processos ágeis.

Um service desk oferece atendimentos de qualidade, com o uso de sistema que gerencia o histórico de chamados, possibilitando um atendimento rápido e bastante eficiente.

2. Help desk

Consiste em oferecer ao cliente apoio técnico ou suporte, visando esclarecer dúvidas e oferecer soluções para as demandas dos consumidores.

O help desk é responsável por oferecer eficiência do uso do produto ou serviço para que o cliente se sinta satisfeito. Além disso, é possível contar com uma equipe que ouve a reclamação, compreende as dores e dificuldades do cliente e que oferece poderosos insights para o time de desenvolvimento de produto.

As dúvidas que são frequentes se tornam KPIs do setor, possibilitando que a empresa atue em melhorias nos produtos ou serviços oferecidos.

3. Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

O SAC por muitas vezes é tratado apenas como uma ouvidoria, o que é um equívoco. Afinal, é um suporte que pode contribuir bastante para a satisfação e retenção dos clientes.

O canal deve ser estratégico para identificar os pontos fracos dos serviços oferecendo insights para o time corrigir eventuais falhas do produto ou serviço. Portanto, com uma visão estratégica é possível ter resultados expressivos a partir dos KPIs obtidos no SAC.

4. Chatbot

Uma ferramenta tecnológica de atendimento ao cliente é o chatbot, que dá naturalidade e solução facilitada para o atendimento.

Com uma boa configuração o chatbot consegue dar soluções práticas como a segunda via de uma conta para o cliente de forma rápida, prática e sem precisar de atendimento humanizado.

Garantindo que a experiência de contato do cliente seja personalizada e eficiente. Além disso, nos casos em que há necessidade o sistema direciona o cliente para o atendimento humano já tendo feito toda a parte inicial.

5. Sistema de gestão de clientes

Outra ferramenta importante para o setor de atendimento ao cliente é ter um sistema de gestão que integra todos os canais de atendimento.

Dessa forma, nenhuma interação é perdida ou dificultada. O cliente sempre terá o suporte da equipe, independentemente de qual foi o canal que o cliente escolheu para interagir.

Qual objetivo do setor de atendimento ao cliente?

De modo geral, o objetivo do setor de atendimento ao cliente é solucionar dúvidas, aproximar o cliente da empresa e oferecer uma boa experiência.

Ao alcançar seus objetivos, é possível que o setor proporcione uma série de benefícios para a rotina da empresa.

Afinal, o negócio terá sua reputação cada vez melhor no mercado, alcançando mais clientes, mantendo-os satisfeitos e implementando melhorias contínuas na linha de produtos ou serviços.

Quais os benefícios de investir em ferramentas para o setor de atendimento?

Existem inúmeros benefícios de investir em ferramentas para o setor de atendimento ao cliente de uma empresa. Nós listamos alguns dos principais benefícios, são eles: 

Fidelização dos clientes

Todo cliente satisfeito com a experiência de atendimento e suporte oferecido pós-venda tende a ser fidelizado. E isso impacta na sustentabilidade da empresa.

Afinal, é muito mais barato fidelizar que conquistar clientes novos. Além disso, a fidelização também é positiva para o crescimento do negócio no curto e longo prazo.

Melhor entendimento da demanda dos clientes

Por meio de atendimento e suporte qualificado, a equipe consegue compreender quais são as dificuldades e demandas dos clientes.

Dessa forma, é possível garantir que o time tenha eficiência na captação de dados que são importantes para que a empresa possa implementar melhorias, aumentar seus resultados e fidelizar cada vez mais clientes.

Com assertividade no uso do feedback para melhorar produtos e serviços, a empresa aumenta sua relevância no mercado e impacta cada vez mais consumidores.

Ganho de competitividade

Fidelizar clientes e entender suas necessidades aumenta expressivamente a competitividade da empresa.

Afinal, é importante garantir uma base sólida de clientes satisfeitos para que possa ter relevância no mercado.

Portanto, é interessante que toda empresa invista continuamente no setor de atendimento ao cliente oferecendo ao time as melhores ferramentas de trabalho. Uma vez que,
muitos resultados relevantes dependem do setor.

Sobre a CS Academy

A CS Academy é a maior referência em educação Customer Centric na América Latina, e possui diversos cursos focados em te ensinar a garantir o sucesso do cliente.

Temos a plataforma de conteúdos mais completa para profissionais das áreas Customer Centric: Customer Success, Customer Experience, Atendimento e Suporte. Se você quer se tornar referência no mercado, o seu lugar é aqui.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados