IA AgĂȘntica: Entenda o que Ă© e porque ela deve crescer em 2026

ia-agentica

Nos Ășltimos anos, temos visto como o avanço tecnolĂłgico tem impactado nos processos organizacionais e facilitado a adoção para solucionar diversos tipos de problemas. Com as altas demandas de lĂ­deres e setores, a inteligĂȘncia artificial passou a oferecer autonomia que vai alĂ©m de gerar conteĂșdo, mas auxilia na geração de sistemas independentes, dando origem ao termo IA AgĂȘntica.

Quer entender como usar a IA AgĂȘntica para resolver problemas e por que ela Ă© tĂŁo importante em um universo customer centric? EntĂŁo esse artigo Ă© para vocĂȘ.

O que Ă© IA AgĂȘntica?

O termo IA AgĂȘntica se refere a um tipo de sistema de inteligĂȘncia artificial um pouco diferente dos outros. Isso porque ela Ă© uma IA autĂŽnoma que  vai alĂ©m de sĂł receber comandos, mas age tambĂ©m na tomada de decisĂ”es com base em contextos “vividos” e planejamentos.

Além disso, é uma ferramenta adaptåvel às situaçÔes e mudanças do dia a dia. Ela aprende com suas próprias interaçÔes e evolui continuamente, permitindo a otimização de processos mais densos e complexos.

YouTube video

Por que a IA AgĂȘntica deve crescer em 2026

A pesquisa global “O Impacto da Tecnologia em 2026”, conduzida pelo IEEE com lĂ­deres de tecnologia do Brasil, China, Índia, JapĂŁo, Reino Unido e Estados Unidos, revela que 96% dos profissionais de tecnologia acreditam que a inovação e o avanço da IA agĂȘntica seguirĂĄ acelerando no prĂłximo ano. 

Diferentemente das IAs tradicionais, que apenas respondem a comandos, a IA agĂȘntica atua com autonomia: tomando decisĂ”es, executando planos de ação e aprendendo continuamente com o ambiente em que estĂĄ inserido. 

Então, isso a transforma em uma assistente inteligente capaz de gerenciar desde tarefas do dia a dia, até processos corporativos complexos.

Leia mais: IA AgĂȘntica: uma nova era de assistentes inteligentes que vai revolucionar o mercado de trabalho

Qual o impacto da IA AgĂȘntica na experiĂȘncia do cliente?

A chegada da IA agĂȘntica estĂĄ mudando o modelo das operaçÔes de atendimento. Mais do que responder perguntas, essas IAs atuam com autonomia ao analisarem contextos, tomarem decisĂ”es e executarem açÔes de ponta. 

Isso reduz a necessidade de intervenção humana nas demandas repetitivas e previsĂ­veis, liberando a equipe para o trabalho estratĂ©gico, como resolver problemas com mais proximidade, aprimorar processos e criar experiĂȘncias mais personalizadas. 

Na prĂĄtica, o papel do time deixa de ser  “apagar incĂȘndios” e evolui para gestĂŁo, supervisĂŁo e melhoria contĂ­nua dos fluxos automatizados.

IA AgĂȘntica e Agentes de IA sĂŁo a mesma coisa?

Com a popularização do termo IA agĂȘntica, algumas dĂșvidas surgiram, entre elas, qual a diferença entre IA AgĂȘntica e Agentes de IA.

Quando falamos de IA agĂȘntica falamos de um sistema autĂŽnomo que pode definir seus prĂłprios objetivos e tomar decisĂ”es de forma independente, enquanto os agentes de IA sĂŁo componentes que executam tarefas dentro de um sistema maior e depende de um usuĂĄrio ou sistema para pleno funcionamento.

De forma simples, IA agĂȘntica Ă© o tipo de inteligĂȘncia artificial que permite que um agente de IA opere de forma autĂŽnoma. Esse agente Ă© o “executor” ou o software capaz de realizar as tarefas, tomar decisĂ”es e alcançar os objetivos sem depender de instruçÔes humanas o tempo todo.

Como utilizar a IA agĂȘntica na sua operação?

Depois de entender a importĂąncia da IA agĂȘntica e como ela auxilia nos processos, precisamos descobrir como utilizĂĄ-la de forma efetiva na nossa operação. Veja algumas formas:

  • Avalia a maturidade digital da empresa: Para começar a pensar na implantação da IA agĂȘntica Ă© preciso mapear os processos, as ferramentas utilizadas e identificar as falhas operacionais que ela pode assumir. Um exemplo de medida nessa etapa Ă© a disponibilidade da equipe para lidar com automaçÔes
  • Priorize casos repetitivos: Comece pelas demandas repetitivas e com alto volume, para que consiga avaliar o tempo que ela levou, como desenvolveu as demandas solicitadas e como solucionar os erros que apareceram no caminho. Um exemplo de medida nessa etapa Ă© automatizar a triagem de chamados, assim o agente classifica, prioriza e encaminha para o time certo.
  • Monitoramento contĂ­nuo: Acompanhe as mĂ©tricas de performance como: as tarefas realizadas, os feedbacks dos usuĂĄrios, e o tempo e precisĂŁo das respostas para possĂ­veis melhorias. Um exemplo de medida nessa etapa Ă© verificar se houve uma queda nos erros em processos antes feitos manualmente.

IA AgĂȘntica como impulsionador seus resultados 

A IA agĂȘntica marca um avanço em relação Ă  IA generativa. Ela nĂŁo se limita a criar respostas, ela atua ativamente nas decisĂ”es e movimenta os processos de forma autĂŽnoma. Essa capacidade de executar do inĂ­cio ao fim Ă© o que torna a tecnologia um grande diferencial para operaçÔes que buscam eficiĂȘncia e impacto.

E quando falamos sobre preparar profissionais para esse novo cenĂĄrio, aqui na CS Academy nĂłs nos orgulhamos em dizer que jĂĄ mudamos a carreira e a vida de milhares de pessoas atravĂ©s da educação. Em nossa plataforma, oferecemos trilhas de aprendizagem que vĂŁo de conteĂșdos bĂĄsicos a especializaçÔes, auxiliando no desenvolvimento da trajetĂłria profissional.

Além disso, em nosso site disponibilizamos templates gratuitos, para impulsionar sua carreira em centralidade do cliente com os materiais exclusivos da CS Academy!

ARTIGOS RECENTES

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteĂșdo? NĂłs temos um glossĂĄrio Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

POSTS RELACIONADOS