Net Value Score ou NVS é uma métrica criada em 1998 e que é útil até hoje. Criada pela B2B International, companhia britânica de pesquisas de mercado business to business, o NVS é um indicador excelente para acompanhar.
Seu uso é importante em diferentes setores e precisa ser compreendido pelos gestores. De modo que, o indicador faz parte da avaliação do negócio.
Nós trouxemos dicas, informações relevantes e dados que vão te ajudar a usar o indicador no cotidiano de seu trabalho.
O que é Net Value Score?
Para começarmos é preciso ter clareza sobre o que é NVS, que se trata de um indicador de “pontuação do valor líquido”, a métrica acompanha benefícios, preço e valor da marca.
Aspecto que contribui para que seja possível analisar se a empresa é melhor que seus concorrentes e a partir disso, ajustar o posicionamento do negócio.
No entanto, é preciso estar atento para que a empresa envie ao cliente entrevistado as perguntas corretas. De modo que, seja possível ter os resultados precisos do indicador.
Pesquisa para calcular o NVS
Para calcular o NVS de sua empresa, primeiro é necessário enviar 3 perguntas para seu público, são elas:
- Como classificaria a nossa empresa em relação aos benefícios de produtos ou serviços oferecidos, em comparação com aos benefícios de fornecedores similares?
- Comparando a nossa empresa em seus preços com os de outros fornecedores, como você classificaria a nossa empresa?
- Já em relação ao valor total oferecido, como você classificaria a nossa empresa no em comparação com outros fornecedores de produtos/serviços iguais ou similares?
Todavia, o cliente precisará usar a seguinte escala para responder seus questionamentos:
- Significativamente melhor
- Um pouco melhor
- Nem melhor, nem pior
- Um pouco pior
- Significativamente pior.
Como calcular o Net Value Score com as respostas
Uma vez que seus clientes enviam as respostas, é hora de calcular o NVS. A fórmula NVS é:
- NVS = % (significativamente melhor) x 2 + % (um pouco melhor) – % (significadamente pior) x 2 + % (um pouco pior) / 2
Após calcular o valor obtido como resultado, é preciso mensurar como está o desempenho de sua empresa, a escala a ser usada é a seguinte:
- Abaixo de 20: desempenho ruim e precisa melhorar;
- Entre 20 e 29: desempenho moderado, pode melhorar;
- De 30 a 39: bom;
- De 40 a 59: excelente;
- Acima de 60: excepcional.
Qual a importância do indicador?
Agora que você já viu oque significa NVS e já sabe como calcular o Net Value Score, é importante entender o que esse indicador revela para a empresa. Só assim sua importância será percebida.
Em resumo, uma empresa que é mais valiosa para os clientes que os concorrentes diretos naturalmente tem vantagem competitiva. Portanto, trata-se acima de tudo de uma métrica de satisfação do cliente.
E esse dado é de suma importância para o negócio. Afinal, clientes satisfeitos falam positivamente sobre a marca. Bem como, são responsáveis por defender a empresa e são fiéis.
Perceba que o cálculo do Net Value Score é importante por permitir que as empresas avaliem a qualidade de seu relacionamento com seus clientes e identifiquem áreas que precisam ser melhoradas.
A partir de então é possível implementar melhorias com base no feedback dos clientes. E dessa forma as empresas podem aumentar a satisfação e a lealdade do cliente, o que pode levar a um aumento de receita e lucro a longo prazo.
Portanto, é uma ferramenta muito valiosa e que deve ser usada periodicamente para acompanhar o grau de satisfação dos clientes.
Ao implementar as melhorias sugeridas em cada feedback, a empresa consegue aumentar a satisfação de seu consumidor e naturalmente gerar ainda mais engajamento com os clientes.
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Entenda definitivamente como sua marca está posicionada
Muitos dos esforços não possuem os resultados pretendidos por ser uma empresa que não sabe como o cliente visualiza a marca.
A métrica do NVS te dá todos os detalhes necessários para que a empresa possa melhorar o próprio posicionamento de mercado.
E é óbvio que o posicionamento não é algo tão simples de alterar. No entanto, com a clareza trazida pelo indicador é possível perceber como a empresa é vista e traçar estratégias para melhorar.
Afinal, se o atendimento é bom, o produto é bom, mas o cliente não percebe o valor, isso precisa ser trabalhado.
Parte do processo de venda não depende diretamente dos esforços da empresa, mas da percepção do consumidor. E sabendo qual é essa percepção é muito mais fácil atuar com assertividade.
Se as pessoas não enxergam o valor dos produtos ou serviços oferecidos a empresa está com sérios problemas e precisa de um reposicionamento rápido.
Caso contrário, poderá até mesmo vir a falir por causa de um equívoco de posicionamento. Portanto, vale muito a pena aplicar a pesquisa e contar com o indicador.
Com que frequência o NVS pode ser aplicado?
É possível aplicar a primeira vez e com base no resultado, traçar a campanha de reposicionamento de marca caso seja necessário.
A partir do fim do ciclo da campanha é indicado enviar a pesquisa para os mesmos clientes, visando obter a resposta real deles.
Dessa forma, é possível mensurar se a empresa obteve o resultado pretendido ou ainda precisa melhorar em algo.
Não há uma frequência ideal de aplicação. Todavia, é possível fazê-lo a cada ano ou até mesmo aplicar o teste para um produto específico caso este não esteja performando como o esperado.
De modo que, a empresa consiga usar o indicador para analisar o que é percebido pelo público-alvo e como isso pode ser melhorado.
Afinal, a forma como os produtos ou serviços são percebidos faz toda a diferença. Contribuindo para que a venda seja mais fácil ou até mesmo não ocorra.
Diante disso, é útil aproveitar todos os indicadores possíveis para melhorar a performance da empresa com base em dados e não apenas com base no feeling da gestão.
Aproveite que já sabe mais sobre NVS e aplique no cotidiano de seu negócio para beneficiar seus resultados.
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