Por onde as empresas devem começar para implementação da estratégia Employee Experience.
Eu tenho certeza que você já ouviu falar sobre Employee Experience.
Employee experience é uma estratégia que mantém os colaboradores no centro do negócio. Vai muito além do que simplesmente tratar bem os funcionários, pois exige mais esforço e engajamento de todos os setores da empresa, principalmente do departamento de Recursos Humanos.
Você sabia que essa estratégia possibilita que a empresa aumente o nível de engajamento com as pessoas colaboradoras e que ela pode melhorar o índice de retenção de talentos?
Neste artigo, vou explicar um pouco da estratégia do EX e por onde as empresas devem começar para implementação da estratégia.
É um processo que se inicia antes mesmo da contratação de novos colaboradores, assim que um candidato tem o primeiro contato com a empresa. Investir em employee experience tem relação com o cuidado, satisfação e bem-estar no ambiente de trabalho.
Engana-se quem pensa que estratégias de EX estão resumidas a boas condições salariais e a benefícios competitivos do mercado, é preciso ir além e focar em escutar seus colaboradores e proporcionar a melhor experiência durante a jornada.
Por falar em jornada, assim como em Customer Experience e Customer Success, a jornada é um dos passos mais importantes do Employee Experience. É através da jornada que será possível visualizar todas as ações necessárias para implementação da sua estratégia de EX.
Por onde devo começar?
Primeiramente, verifique se a sua empresa possui uma cultura organizacional estabelecida. Procure entender o modelo de negócio o qual está inserido(a) e estruture a jornada considerando os valores da empresa.
Assim que entender a cultura, é hora de pensar no processo de recrutamento e seleção. Proporcione à pessoa candidata a melhor experiência possível, desde o momento em que a inscrição na vaga é realizada.
Seja transparente durante o processo, cumpra os horários combinados para entrevista, cumpra com os prazos e, em caso de devolutiva negativa, informe sobre o que não o(a) fez avançar de etapa. Além disso, devemos ressaltar sempre todos os detalhes da vaga, como: descrição do cargo, benefícios, salário, etc.
Onboarding
O processo de onboarding deve ser realizado com todas as pessoas colaboradoras e tem como objetivo instruí-las às atividades, cultura e apresentação do setor de trabalho. Além disso, é possível integrar nesse processo funcionários com mais tempo de casa, que podem atuar como mentores durante todo o período de onboarding.
Investir em um bom processo de onboarding pode ser uma excelente estratégia, uma vez que a pessoa colaboradora terá tempo hábil para se conectar com a empresa, entender a cultura e, claro, sentir-se mais apta para executar suas atividades.
Feedback
Sabemos que o feedback é necessário para o desenvolvimento e crescimento da pessoa colaboradora na empresa. A liderança precisa priorizar o feedback como um compromisso e usar desse momento para ouvir a percepção do seu time sobre a empresa, sobre a função, sobre perspectivas e orientá-la sobre como o time pode evoluir dentro da empresa. O 1:1 (one-on-one) é um modelo de feedback muito usado nas empresas hoje em dia e tem como objetivo ser uma ‘’troca’’ de feedbacks entre gestores e pessoas do time.
As dicas que citei aqui são apenas uma pequena parte de todo o processo de implantação do EX.
É necessária muita dedicação e entender que as pessoas são o ponto mais importante da empresa. Portanto, a dica que eu deixo aqui é: cuide das pessoas e invista nelas, ofereça boas condições de trabalho e escute seu time.
Lembre-se: pessoas bem cuidadas refletem em clientes bem atendidos 😉