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Aprenda o que é rapport e descubra como vender mais

Sumário

Todos nós em algum momento já tivemos aquela famosa sensação de que o “santo bateu” com alguém, mas será que de fato é só isso? Na verdade esse sentimento pode estar ligado ao rapport.

Hoje além de entender mais sobre essa técnica, você vai aprender como fazer, porque é tão importante desenvolvê-la e como ela pode aumentar as suas vendas.

O que é rapport?

O termo rapport é uma palavra de origem francesa (rapporter) que significa “criar uma relação”, e é nisso que se baseia o conceito dessa técnica, criar conexões.

O rapport é uma técnica que utiliza a imitação dos gestos, tons de voz, linguagem corporal, entre outros artifícios para conseguir desenvolver com o interlocutor um diálogo harmônico, com o objetivo de estabelecer uma comunicação mais fluida e com menor resistência.

Quando se usa rapport busca-se uma comunicação bem-sucedida, além de criar um relacionamento de empatia com outra pessoa, a fim de gerar conexões. isso se dá através da interação, da receptividade, e da demonstração de interesse genuíno pelas ideias e pensamentos do outro.

Essa técnica é frequentemente implantada por profissionais de vendas, pois quando se usa o rapport numa conversa a pessoa tende a ficar mais aberta e receptiva, o que facilita o relacionamento do vendedor com o cliente e torna muito mais fácil.

Porque utilizar o rapport na sua estratégia de vendas e expansão

É perceptível que as pessoas estão mais abertas a fechar negócio quando sentem alguma conexão com o outro, e ter um time de vendas que entende isso e sabe como criar essa conexão, torna muito mais fácil o processo de sugestionar e persuadir o cliente a venda.

Utilizar o rapport na sua estratégia de vendas vai trazer o aumento das relações interpessoais com o seu público, o que vai gerar de maneira muito mais rápida e eficiente uma confiança, cooperação e diálogo junto aos seus clientes.

Utilizar essa estratégia vai gerar diversos benefícios no processo de vendas, entre eles estão:

  • O desenvolvimento de relacionamentos duradouros;
  • A criação de confiança;
  • O aumento da satisfação dos clientes;
  • A cativação do consumidor;
  • A quebra de barreiras dos cliente;
  • O aprofundamento de relações inter­pessoais.

Dicas e técnicas de rapport para você aplicar

Em sua grande maioria as ações no rapport são feitas de forma espontânea e genuína, mas isso não significa que não podemos criar alguns hábitos que vão facilitar a utilização dessa técnica dentro do seu negócio.

Mas lembre-se, hábitos são construídos de forma gradual e contínua, então muito cuidado ao executar essas dicas, pois se mal sucedida, a comunicação pode soar falsa e a conexão parecer forçada.

1. Sorria

Um sorriso é capaz de transformar completamente um dia ruim, e deixá-lo mais fácil e leve. Seja por telefone, vídeo chamada ou cara a cara, um sorriso sempre vai demonstrar gentileza e acolhimento, o que com certeza favorece a comunicação.

2. Trate pelo nome

Por mais que pareça simples e até um pouco óbvio, tratar as pessoas pelo nome faz muita diferença na comunicação, principalmente se for em uma conversa com um lead, pois esse fato demonstra atenção e um cuidado especial com o interlocutor.

3. Seja otimista

O seu cliente já tem problemas, então traga a solução!

Ser otimista vai gerar mais segurança para o cliente. Apresentar os pontos positivos, mostrar as diversas situações possíveis e as suas soluções, são pontos que vão fazer o seu cliente se aproximar mais de você, e garantir a sua venda.

4. Seja paciente

Nem sempre o processo de persuasão e venda vai sair como você gostaria, mas tenha sempre paciência e tranquilidade para lidar com a situação, e lembre que desistir não é uma opção.

5. Pratique o espelhamento

O espelhamento é uma das técnicas mais conhecidas do rapport na área de vendas. Ela consiste basicamente em espelhar os elementos da linguagem corporal da pessoa com quem estamos nos comunicando, a fim de facilitar a conexão e a criação de empatia.

No fim trata-se de entender como a outra pessoa é, e como ela se comunica e depois tentar se adaptar a esse modo de comunicação. Isso vai fazer com que a pessoa em questão se sinta mais próxima e crie uma sensação de identificação durante a conversa.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o rapport, e sabe como essa técnica pode ajudar você a construir relações mais empáticas e conexões mais duradouras com os seus clientes, o que está esperando para colocá-la em prática?

Quer aprender mais sobre como melhorar a experiência do seu cliente, e fazê-lo atingir o sucesso desejado? Venha fazer parte do CS Academy Club.

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