Dentro do universo Customer Centric, algumas métricas são utilizadas para medir a satisfação dos clientes de uma empresa, principalmente as que trabalham com receita recorrente. Uma das métricas mais utilizadas é o Churn.
Quer entender quais os principais tipos de Churn? Leia atƩ o final!
O que Ć© Churn?
O Churn Rate nada mais Ć© do que o Ćndice de abandono ou cancelamento registrado na base de clientes. Em outras palavras, Ć© a mĆ©trica utilizada para identificar quando perdemos um cliente em determinado momento.
Essa taxa Ć© mensurada a partir de um perĆodo, e leva em consideração apenas a saĆda do cliente, sem contar os novos contratos. Mas, acima de tudo, quando falamos sobre essa mĆ©trica, Ć© preciso compreender dois aspectos principais:
- Qual Ć© a Churn Reason ā traduzido para o portuguĆŖs, āmotivo do cancelamentoā ā motivos pelos quais os seus clientes estĆ£o cancelando assinatura, compras e serviƧos;
2. Quais os tipos de Churn vocĆŖ pode estar lidando.

ConheƧa os 5 principais tipos de Churn
Existem vƔrios tipos de churn. Abaixo vamos discutir sobre os cinco principais.
Churn voluntƔrio
Esse Ʃ o Churn que todos conhecem que, basicamente, mede o percentual de clientes que optaram por romper/cancelar o contrato com a sua empresa/serviƧo.
Existem muitas razões para que isso aconteça, e as principais são:
- Problemas financeiros por parte do cliente;
- Insatisfação com o seu produto/serviço;
- Problemas com o atendimento e experiĆŖncia proporcionada pela empresa.
Churn involuntƔrio
JƔ o Churn involuntƔrio mede a porcentagem de clientes que cancelaram determinado produto ou serviƧo, mas dessa vez, sem se tratar de uma vontade do cliente.
Um exemplo do Churn involuntÔrio é quando o cliente esquece de alterar o cartão de crédito
cadastrado, e aquela cobrança recorrente não consegue ser computada em determinado mês.
Revenue Churn
TambĆ©m conhecido como āChurn de receitaā, essa mĆ©trica se refere a situação em que vocĆŖ nĆ£o perde o cliente, mas perde parte da receita proveniente dele.
Por exemplo, imagine que o cliente de determinada empresa possui um pacote X de um serviƧo, e decide fazer um upgrade para um plano melhor. No caso do Revenue Churn o processo Ʃ inverso, o cliente faz um downgrade do produto ou serviƧo.
à preciso prestar muita atenção nesses casos, pois mesmo que a empresa não tenha perdido 100% daquele cliente, algo fez com que ele tomasse a decisão de dar um passo para trÔs com aquele serviço/produto oferecido.
Como calcular o Churn de receita
Para fazer esse cĆ”lculo, basta dividir o valor da receita perdida pelo valor da receita total do perĆodo.
Se a receita perdida no perĆodo foi de R$ 2.500 e a receita total foi de R$ 105.000, o cĆ”lculo serĆ”:
C= 2.500,00 / 105.000 x 100
C= 0,02 x 100%
Taxa de Churn de Receita = 2%
Early Churn
Como o próprio nome jĆ” diz, esse Ć© o tipo de Churn considerado āprecoceā, ou seja, acontece apenas alguns dias após o cliente adquirir o produto/serviƧo.
O ideal para evitar esse tipo de cancelamento é que a equipe de Sucesso do Cliente atue imediatamente desde a adesão do cliente, ajudando-o a implementar a solução e a planejar os primeiros passos.
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Churn negativo
Por último, mas não menos importante, temos o Churn negativo, que é quando ocorre o aumento da receita, mesmo com o cancelamento de alguns clientes.
Este Ć© o Ćŗnico tipo de cancelamento que nĆ£o causa prejuĆzos financeiros Ć empresa, pois ao identificar o Churn Negativo, significa que a receita sofreu um aumento.
Mas, de qualquer forma, Ć© importante ressaltar que ainda assim vale investigar o nĆŗmero bruto de quantos clientes deixaram a empresa e identificar o porquĆŖ de cada cancelamento.
Quer saber mais sobre essa e outras mƩtricas importantes para a sua empresa?
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