Dados Acionáveis: o que é e como usá-lo no sucesso do cliente

Sumário

Dados não podem servir somente para montar relatórios, eles são fundamentais para a tomada de decisão de uma empresa, e é fundamental estar atento, saber ler e utilizar os dados, a fim de ter maior entendimento sobre o comportamento dos clientes de uma organização.


Nem sempre vamos conseguir acompanhar cada cliente tão de perto como gostaríamos, por isso é importante conseguir automatizar os processos, para que os planos de ação consigam ser feitos de forma efetiva. O desafio agora é parar de trabalhar para os dados, e fazê-los trabalhar para você, então vem entender um pouco mais sobre como os dados acionáveis vão te ajudar nessa jornada.

O que são dados acionáveis?

O contexto em que nós utilizamos os dados hoje em dia está mudando, o que antes servia somente para contar uma história, o que continua válido , agora também é usado para fazer a história acontecer dentro do negócio.


Os ditos dados acionáveis são os que têm correlação clara com os resultados e objetivos do negócio, e que por isso podem ser transformados em ações, e consequentemente, melhorar os resultados das empresas. Em resumo, o
objetivo é que as empresas tomem a ação certa, para o cliente correto, no momento mais adequado.


Ele funciona como uma inteligência de dados que dispara ações proativas baseadas em determinados comportamentos do cliente, como por exemplo aumento de consumo ou queda de engajamento.

Como funcionam os dados acionáveis

Como já mencionamos aqui, o nosso desafio é fazer com que os dados trabalhem para nós e não o contrário, e para isso é preciso ter os dados orquestrando as ações. Abaixo estão as três principais etapas para a funcionalidade dos dados acionáveis.


Dados

Esse processo consiste na disponibilização, utilização e organização dos dados, onde os mesmos vão automatizar diversas ações para a tomadas de decisões mais assertivas, além de melhorar a experiência de quem consome o seu produto ou serviço


Insights + Ações

A partir do processo anterior os dados são traduzidos em insights para estratégias e ações mais eficazes. Esses Insights precisam gerar ações imediatas, caso contrário serão em sua maioria perdidos.


Propósito

O último passo para os dados acionáveis é fazer com que as etapas anteriores consigam alcançar o propósito estabelecido. Essa jornada é pensada em conjunto para alcançar os objetivos do negócio vinculado às estratégias da empresa.

 

Cases de sucesso

Falar em dados acionáveis pode gerar algumas dúvidas, e nada melhor para mostrar como algo funciona, que a prática. Separamos três casos, onde os dados acionáveis são usados para melhor desempenho do produto ou serviço.


1. Spotify

O Spotify é um grande exemplo dessa estratégia, pois toda vez que ele cria uma playlist personalizada para que você escute músicas que têm mais relevância com o seu gosto musical e também suas preferências, seja pelo histórico, ou pesquisas feitas pelo aplicativo, por exemplo, existem dados acionáveis no jogo.


2. Netflix

Quando a Netflix diz que você potencialmente pode gostar de uma série, porque baseado no seu perfil teve outras de cujo estilo você gostou anteriormente, ele está usando os dados acionáveis para tomar ações rápidas e acertadas, fazendo com que você se interesse pela sugestão e continue na plataforma.


3. LinkedIn

Outra empresa que utiliza esses dados de forma muito bem sucedida é o LinkedIn. Isso acontece quando o LinkedIn te sugere uma vaga, baseado nas suas experiências, procuras na plataforma ou até mesmo sua interação com os outros usuários de forma geral.

Como usá-la no Sucesso do Cliente

Fazer com que o cliente obtenha sucesso e fique satisfeito com seu produto ou serviço é o objetivo principal de qualquer negócio, e os dados acionáveis podem ser uma arma importantíssima para auxiliar que seu cliente obtenha sucesso na jornada dele dentro da sua empresa.


Existem vários pontos onde os dados podem ajudar o setor de sucesso do cliente, e nós trouxemos alguns deles para que você consiga visualizar e colocá-los em prática dentro do seu negócio.


Conhecer o seu cliente

Dentro da jornada os clientes vão deixando dados pelo caminho, e é com esses dados que vamos conhece-los melhor. Todos esses dados são transformados em informações que vão contribuir para as ações imediatas e prever as ações futuras do seu cliente.


Os dados acionáveis também vão fazer com que você compreenda os objetivos e resultados esperados pelos clientes, além de auxiliar na montagem de estratégia para atrair novos públicos, e também fidelizar os clientes que já estão dentro da sua base. No fim das contas a sua empresa só vai conseguir entregar uma boa experiência, se conhecer e entender o que o seu cliente espera dela.


Gerar mais ações

A geração de insights e ações é com certeza o maior benefício de se usar os dados acionáveis. Através dele é possível gerar ações que antes levavam muito mais tempo para serem desenvolvidas e consequentemente executadas.


Quando você usa os dados para antecipar as necessidades do seu cliente, o seu negócio automaticamente passa a ser também mais proativo, você consegue gerar ações para se antecipar a riscos e perceber oportunidades como, fazer a identificação de problemas e tentar evitá-los, por exemplo.

Vimos que os dados acionáveis vão transformar a forma como a tomada de decisão funciona dentro da sua empresa, e com isso gerar diversas melhorias nas estratégias para o sucesso do seu cliente e do seu negócio.

Se você tem interesse em aprender mais sobre o mundo de dados e análises, nós da CS Academy temos o curso perfeito para você!

O Customer Data Analytics vai tornar as suas tomadas de decisões muito mais assertivas através da utilização de dados e da cultura data driven para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente.

Tá esperando o quê? Se inscreva aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados