A Importância do atendimento de qualidade para a fidelização dos Clientes

Sumário

Com o mercado cada vez mais competitivo, não basta somente oferecer um atendimento comum para os seus clientes, é preciso fazer um atendimento de excelência para encantar e manter seus clientes satisfeitos.

Nesse artigo, trouxemos a importância de um atendimento de qualidade para garantir a fidelização do cliente com a sua marca. Acompanhe abaixo!

Qual a importância de um atendimento de qualidade?

O atendimento de qualidade não está relacionado somente ao serviço/produto oferecido e sim a um atendimento que seja efetivo para atender as necessidades de modo geral.

A organização pode ter o melhor produto ou serviço do mercado, mas só isso não vai ser o suficiente para conseguir manter o bom relacionamento com o cliente.

É necessário que o funcionário que está na linha de frente do atendimento faça um bom tratamento no chamado, e tenha uma visão geral sobre a situação, para que assim resolva a mesma com agilidade, empatia e qualidade.

Para que exista um bom atendimento, capaz de humanizar a marca junto ao seu cliente é necessário que o colaborador siga alguns pontos, dentre eles estão:

  • Conhecimento no produto/ serviço oferecido;
  • Evitar falha de comunicação;
  • Entender os sentimentos e emoções do cliente;
  • Autonomia;
  • Agilidade no atendimento;
  • Clareza na comunicação;
  • Padronização no atendimento;
  • Flexibilidade;
  • Personalização e individualidade;

Não podemos deixar de citar que, para que os representantes de atendimento ao cliente entreguem um atendimento de qualidade, além dos pontos citados acima se faz necessário a colaboração de todo o time.

Na maioria das vezes o retorno precisa vir de outras áreas, e essas áreas precisam entender a importância da resposta ágil, pois o tempo de resposta também é um fator determinante em um atendimento de qualidade, visto que os clientes valorizam a rapidez nas respostas.

Como podemos fazer um atendimento de qualidade?

No decorrer do atendimento podem surgir clientes difíceis, com respostas curtas, e que não dão muita abertura para uma conversa. Como lidar com esses clientes?

Primeiro de tudo, precisamos entender que não se deve levar nada disso para o lado pessoal, até mesmo porque a pessoa que está do outro lado não te conhece.

Temos que lembrar que a nossa missão é resolver o problema e tentar entender os motivos que fizeram o cliente entrar em contato conosco, então não deixe que uma resposta ruim interfira no atendimento.

Ninguém para o seu tempo apenas para conversar com o colaborador, então precisamos mostrar o interesse em ajudá-los.

Para isso separei algumas dicas de frase para se usar nessas situações, como por exemplo: “Entendo a sua situação”, “Estou aqui para lhe ajudar”, “Obrigado por compartilhar conosco”, dessa forma, conseguimos evidenciar para o cliente o quanto o seu feedback foi importante e irá melhorar o produto/serviço.

Devemos entender que o feedback dos nossos clientes é de extrema importância, inclusive os negativos, eles nos mostram onde estamos falhando, nos dão a possibilidade de melhorar nossas práticas e a rotina de trabalho.

YouTube video

Utilize bem os canais de atendimento

Hoje as empresas trabalham com multicanais e precisamos ter claro que esses canais são necessários para se criar um bom relacionamento com o cliente e que cada um deve ter o seu SLA e a sua forma de dialogar. Por exemplo:

1. E-mail: Use uma linguagem formal, condizente com o assunto, estruture o que deseja ser transmitido e seja objetivo.

2. Whatsapp: Sabemos que atualmente é a ferramenta mais utilizada devido a sua praticidade, então por conta disso precisamos focar em responder o cliente quase em tempo real.

Mas cuidado, devido ao fato de ser uma ferramenta utilizada por todos, temos que tomar cuidado com a linguagem e a utilização de emojis, figurinhas e afins.

3. Chats: Ao utilizar a inteligência artificial conseguimos atender as demandas e proporcionar um atendimento de excelência, mas é importante mostrar para o cliente que ele não está falando apenas com um robô.

Então, evite usar linguagem formal demais e lembre-se, aqui o cliente espera uma resposta imediata.

De modo geral, é importante você conhecer o perfil do seu cliente e definir qual o melhor canal de atendimento para ele, dessa forma conseguimos reduzir as chances de o mesmo alterar o canal utilizado, evitando falhas de comunicação.

Como priorizar o atendimento?

Na maioria das vezes os profissionais de atendimento já começam o dia com uma considerável quantidade de chamados em abertos, e no decorrer do dia mais e mais chamados vão surgindo, correto?

Precisamos ter em mente que ter organização é essencial para termos um atendimento de qualidade. Por isso, separei algumas dicas que podem lhe ajudar:

  1. Defina critérios de priorização
  2. Prazos para respostas
  3. Classifique o chamado conforme o seu grau de urgência

Veja de forma prática no exemplo abaixo:

CHAMADONÍVELSLA
Alteração do nome na plataformaBaixo48 horas
Não consegue gerar o certificadoMédio2 horas
Não consegue acessar a plataformaAlto20 minutos

É importante lembrar que antes de classificar o nível de urgência do chamado é necessário observar a forma que esse cliente chegou até você ou se esse é um problema recorrente.

Com a priorização nos chamados conseguimos manter a satisfação do cliente, padronizar o trabalho e identificar pontos de urgências.

Para um maior controle sobre os chamados é necessário sempre que houver uma atualização, alterar o seu status, como por exemplo:

  • Aberto: Chamado novo ou houve resposta do cliente
  • Pendente: Necessita de alguma informação, atualização.
  • Fechado: Passou pelo status de resolvido e recebeu o aceite do cliente.
  • Aguardando resposta do cliente: Aguardando o cliente responder.
  • Aguardando parceiro de time: Aguardando atualizações de outras áreas.
  • Resolvido: Recebeu a última ação do agente e foi considerado como chamado resolvido.

Outro ponto importante é sempre colocar TAGs nos chamados, assim conseguimos filtrar e fazer o levantamento dos problemas mais recorrentes relatados pelos clientes.

Após o chamado resolvido, é hora de agir!

Um atendimento não termina após o ticket ser fechado, é necessário avaliar se o atendimento foi de fato eficaz. Mas como fazer isso?

Nessa fase podemos incluir um CSAT com a seguinte pergunta: “Como você avalia o atendimento prestado?”

Essa mensuração pode ser feita em uma escala numérica entre 1 a 5 (onde 1 é ruim e 5 excelente) ou por escala de percepção, como pouco satisfeito, satisfeito ou muito satisfeito.

Após o chamado ser resolvido, e o feedback recebido é hora de filtrar os chamados que mais apareceram durante um período, indicá-lo para a área responsável e juntos pensar em melhorias, para que assim possamos com o decorrer do tempo diminuir o número de suporte e melhorar os processos da empresa, deixando o cliente cada vez mais satisfeito.

Lembre-se, devemos entender que seremos eternos clientes em busca de um ótimo atendimento, e um atendimento de qualidade não apenas satisfaz clientes, mas cria verdadeiras conexões, transformando clientes comuns em defensores entusiasmados da sua marca.

Seja um profissional referência em Atendimento e Suporte ao Cliente

Se você deseja se tornar um profissional referência no mercado nos setores de atendimento ou suporte ao cliente, nós da CS Academy com certeza vamos te ajudar!

Aqui na nossa plataforma você vai aprender com os maiores Experts do mercado e aplicar de forma prática estratégias de gestão de atendimento e suporte que vão te ajudar a decolar a sua operação!

Quer conhecer mais sobre os nossos cursos, eventos, especializações, mentorias e masterclasses? Veja aqui!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa newsletter

Posts relacionados