O que é pesquisa de clima organizacional e como aplicar a sua?

Sumário

Uma pesquisa de clima organizacional pode ajudar a sua equipe a se tornar mais unida e até a produzir mais. Essa é uma ferramenta que pode se tornar um importante braço direito de gestores, líderes e administradores.

O capital humano é um dos patrimônios mais importantes de uma empresa.
Manter bons profissionais é fundamental para obter os melhores resultados e aumentar o potencial competitivo.

É pensando nisso que a pesquisa de clima organizacional propõe analisar com cautela as percepções da equipe a respeito da empresa, o ambiente e a convivência com os colegas de trabalho. Quer saber mais sobre isso? Leia até o final!

Entenda o que é pesquisa organizacional

O bem-estar é um parceiro essencial da produtividade.
Funcionários felizes produzem mais e melhor, ao mesmo tempo em que funcionários insatisfeitos e infelizes tendem a demonstrar péssimos resultados.

A pesquisa de clima organizacional é uma pesquisa formada por um questionário físico ou virtual que tenta mensurar o nível de satisfação dos seus funcionários com o clima da empresa. Para isso, ela analisa coisas como:

  • Satisfação com remuneração e benefícios;
  • Clima e relacionamento com gestores e equipe;
  • Políticas de RH;
  • Infraestrutura para a execução do trabalho.

Todos esses fatores contribuem para que um funcionário trabalhe mais ou menos feliz. Mas, mensurar isso parece algo abstrato, subjetivo demais para muitos gestores.

A pesquisa vem justamente para transformar essa satisfação em um percentual, um número que consiga mostrar se a sua empresa é ou não é um ambiente agradável para quem trabalha.

Como definir um bom clima organizacional?

Definir o que é ou não um bom clima organizacional pode parecer um tanto imaterial. Isso porque um bom clima depende mesmo de uma “atmosfera” positiva que é perceptível ao “feeling”.

No entanto, lidar com algo tão abstrato para definir ações e estratégias de RH pode ser bem arriscado. É por isso que a pesquisa de clima organizacional existe: para trazer dados concretos que ajudem a reestruturar a sua empresa.

Como deve ser feita:

Para isso, é fornecido um formulário com perguntas bem objetivas a respeito da empresa. Elas têm como finalidade compreender o quão satisfeito o funcionário está ao trabalhar nessa empresa.

É muito importante que esse formulário possa ser respondido de forma anônima. Assim os participantes se sentem mais seguros e desinibidos para darem suas opiniões de fato, sem receio de represálias.

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Passo a passo para criar uma pesquisa de clima

Você pode estruturar e aplicar a sua pesquisa de clima seguindo apenas 4 passos bem simples e rápidos de serem aplicados. São eles:

Planejamento:

Comece planejando a sua pesquisa. Para tanto, é importante definir alguns aspectos que são fundamentais para que a pesquisa seja realizada, tais como:

  • Melhor época do ano para aplicação;
  • Definir data para início e fim da coleta de respostas;
  • Determinar um funcionário como responsável por estimular os demais a responderem;
  • Definir como serão avaliados e compartilhados os resultados.

Obviamente a pesquisa não é algo congelado, e você pode fazer adaptações com o passar do tempo. Mas o planejamento inicial é fundamental para guiar a estratégia pelos próximos passos.

Perguntas a serem feitas:

Existem muitas perguntas que podem ser feitas e que ajudam a entender como está o clima organizacional. Porém, é fundamental que você escolha perguntas que são objetivas e que ajudem a entender como o seu funcionário se sente.

Segundo o tradicional modelo de pesquisa de clima organizacional Litwin e Stringer, existem 9 fatores que podem determinar a impressão de um funcionário sobre a empresa. São eles:

  • Estrutura;
  • Responsabilidade;
  • Desafio;
  • Recompensa;
  • Relacionamento;
  • Cooperação;
  • Conflito;
  • Identidade;
  • Padrões.

Portanto, as suas perguntas devem de alguma forma responder a esses fatores. É preciso entender se os seus funcionários consideram a estrutura da empresa ideal, se se sentem desafiados no dia a dia, ou se percebem como são recompensados pelos seus esforços, por exemplo.

Facilite a resposta:

A pesquisa de clima organizacional não deve ser obrigatória. No entanto, você terá mais adesão se ela for prática e fácil de responder.

Pesquisas digitais, por exemplo, que podem ser fechadas e continuadas de onde parou, podem ser mais atrativas do que as de papel ou outras que iniciam do zero a cada acesso.

Considere que seus funcionários responderão durante a rotina de trabalho, e muitos não conseguem ficar 20 ou 30 minutos ininterruptos respondendo um questionário. Além disso, seja objetivo no enunciado e não dê mais opções de resposta do que o necessário – muito menos respostas com dúbia interpretação.

Incentive a participação de todos:

A pesquisa é voluntária, mas é importante explicar a relevância da adesão. Quanto mais pessoas respondem ao questionário, mais precisos são os dados obtidos.



Reforce que as respostas são anônimas, pois isso pode empolgar mais participantes. Mostre também que o objetivo é coletar dados honestos, e que, portanto, é importante serem sinceros sobre como se sentem no ambiente de trabalho.

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Benefícios desses dados

A pesquisa de clima organizacional pode ajudar a sua empresa a
fidelizar colaboradores. Os funcionários levam tempo para se tornarem qualificados, treinados e prontos para dar resultados. Quando há uma alta rotatividade, fica quase impossível consolidar uma equipe de qualidade.

Identifique barreiras de desempenho:

Outro ponto de vantagem de uma pesquisa de clima organizacional é que com ela você pode entender quais são as barreiras de desempenho, os gargalos que não deixam que sua equipe evolua mais.

Profissionais sobrecarregados ou que se sentem desvalorizados tendem a se sentirem desmotivados e demonstram queda de desempenho. A pesquisa pode apontar os pontos críticos que levam a esses resultados negativos.

Melhora o ambiente de trabalho:

Um clima de trabalho agradável é importantíssimo para bons resultados. Mas, também é importante para diminuir atrasos e faltas, aumentar a competitividade e até reforçar a reputação da marca com os clientes externos.

A identificação desses gargalos permite que os gestores se movimentem em busca de soluções mais modernas, criativas e que surpreendam os funcionários, como flexibilização de horário, trabalho híbrido, novos benefícios etc.

Reforça a comunicação:

Comunicação interna é fundamental para o sucesso. Para isso, garantir um diálogo empático, que esteja disposto a enxergar a empresa pela ótica do funcionário é crucial.

A pesquisa de clima organizacional também fortalece a comunicação e estreita os laços de confiança. Uma equipe que se sente valorizada e acolhida se torna uma defensora assídua da marca e tem orgulho em desfilar o uniforme.

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